Arquidiocese de Belo Horizonte
  • 4 de maio, 2ª feira, 5ª Semana da Páscoa

    - Leitura orante do evangelho de hoje, dia 4 de maio, 2ª feira, 5ª Semana da Páscoa.

    –O Evangelho de hoje nos chama atenção para o valor dos mandamentos em nossa vida. Jesus disse que se cumprirmos seus mandamentos demonstraremos o nosso amor por ele. E qual é o mandamento que Jesus disse? “Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros”.

    - Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 14, versículos de 21 a 26 :

    “Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quem acolhe os meus mandamentos e os observa, este é quem me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas, não o Iscariotes, perguntou-lhe: Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho falado dessas coisas, estando ainda convosco. Ora o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.”

    -Através do ato de amor ao próximo, o cristão torna concreto o seu amor a Cristo. Nesse sentido, o amor precisa ser demonstrado, visível ao outro, um amor que expande de dentro para fora, sai do coração para as realizações de ações concretas. O amor de Deus precede e está na origem de todas as coisas; está na origem da encarnação do Filho Único de Deus que aceitou viver esse amor até o fim. Aceitou viver a paixão e a morte numa cruz. Essa força do amor de Deus repercute a vida do cristão. O amor é um modo de viver. Amar Jesus é acolher e viver sua palavra.

    - Como você vive o mandamento do amor a cada dia?

    -“Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Na dinâmica do amor, a pessoa amplia seu raio de relacionamentos: É amado por Jesus e pelo Pai, que nela vem fazer morada. Se não ama a Jesus, não ama sua palavra e ocorre o fechamento do ser humano ao Deus revelado em Jesus Cristo. Com esse fechamento, o mundo não é capaz de reconhecer a manifestação de Deus. O Espírito Santo, enviado pelo Pai, fará da Igreja e de cada fiel “Templos do Espírito” e os ajudará a cumprir todas as coisas que Jesus ensinou. Diz um refrão meditativo:
    Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou.
    É fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou.

    -Peça ao Senhor que lhe dê a possibilidade de realizar boas ações que demonstre o verdadeiro amor recebido de Deus e repassado ao outro.


    -Ave-Maria,
    Cheia de Graça,
    O Senhor é Convosco,
    Bendita Sois Vós entre as mulheres
    e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus
    Santa Maria,
    Mãe de Deus,
    Rogai por nós, pecadores
    Agora e na hora da nossa morte,
    Amem.







Ícone Arquidiocese de BH