Dom Joel Maria dos Santos

Filho de Noraldino Maria dos Santos e Luiza Izabel dos Santos, Dom Joel Maria dos Santos nasceu em 8 de fevereiro de 1966, em Belo Horizonte (MG). Possui formação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, da mesma universidade, onde também cursou  Psicologia. Tem especializações em Teologia Pastoral, Ciências da Religião e Hermenêutica Bíblica, todas pela PUC Minas.

Foi ordenado Diácono em 15 de maio de 1993 e Presbítero no dia 14 de maio de 1994. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, exerceu o ministério sacerdotal servindo a muitas comunidades de fé. Também foi vigário episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese.

No dia 27 de outubro, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A ordenação episcopal foi celebrada no dia 18 de dezembro, na Catedral Cristo Rei. Seu lema episcopal é inspirado na Carta de São Paulo aos Coríntios: “É pela graça de Deus que sou o que sou” (1Cor 15,10).

Brasão Episcopal

Ao centro do escudo vê-se o símbolo da Santíssima Trindade, mistério de amor e comunhão no qual somos imersos pela graça batismal que plasma em nós um novo ser. A Estrela evoca a presença de Maria, Estrela da Evangelização, e sua abertura à graça divina. A beleza e fulgor da Virgem Maria não lhe pertencem, mas provêm da benevolência de Deus que se encantou com a humildade da sua Serva. O Livro Sagrado, sobre o qual repousa a espada, refere-se ao Apóstolo Paulo. Alude à força da Palavra de Deus, viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes (Hb 4,12). O lema, “Grati a Autem Dei Sum”- É pela graça de Deus que sou o que sou -, provém da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15,10). A graça divina alcança a todos que se abrem à sua ação misericordiosa, cura suas feridas e os fortalece para o exercício da missão em nome de Jesus Cristo.

Contato:

Avenida Brasil, 2079 – Savassi