Arquidiocese de Belo Horizonte
  • 19 de maio, Domingo de Pentecostes

Baixar áudio
    - Hoje é dia 19 de maio, Domingo de Pentecostes!

- A Igreja, como povo de Deus, cheia de graça e de verdade, hoje se veste de festa porque está celebrando seu nascimento. Ela finca suas raízes no acontecimento de Pentecostes quando o Pai, por seu Filho, envia o Espírito da verdade e da vida à humanidade. Os discípulos receberam a força do Espírito em um contexto de debilidade e de medo. As portas estavam fechadas, no meio do mundo, por temor. E é no meio desse mundo desafiador e do medo paralisante que o Espírito rompe as portas e destranca as janelas; o que era realidade fechada e assustada se converte em comunidade “em saída”, apostólica, missionária. Rezemos: Tu és fonte de vida,/tu és fogo,/ tu és amor./ Vem Espírito Santo;/ vem Espírito Santo.

– Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 20, versículos 19 a 23:

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana,
    estando fechadas, por medo dos judeus,
    as portas do lugar onde os discípulos se encontravam,
    Jesus entrou e, pondo-se no meio deles,
    disse: "A paz esteja convosco".
    Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado.
    Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
    Novamente, Jesus disse:
    "A paz esteja convosco.
    Como o Pai me enviou, também eu vos envio".
    E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse:
    "Recebei o Espírito Santo.
    A quem perdoardes os pecados,
    eles lhes serão perdoados;
    a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos".

- O Ressuscitado cumpre a promessa definitiva: envia seu Espírito. Espírito de vida e confiança, de fortaleza e verdade, de amor e graça. É o Espírito da liberdade, que arranca as portas dos temores e das seguranças e abre as janelas para deixar entrar o vento que faz viver o risco no amor comprometido. Com sua presença rompedora, o Espírito enche a casa onde os discípulos estavam juntos. Ele não se deixa sequestrar em certos lugares que dizemos “sagrados”. Agora “sagrada” torna-se a casa: a minha, a tua e todas as casas são o espaço privilegiado da ação Espírito. Ele vem de imprevisto, e nos apanha de surpresa, pois nem sempre estamos preparados para deixar-nos conduzir por Ele. Vem, Espírito Santo! Vem Espírito Santo!

-Quê sinais da presença dinamizadora do Espírito de Deus você pode perceber em sua vida pessoal, familiar e comunitária?
    Que portas você mantém fechadas? Que portas continuam fechadas nas igrejas?

– “"Recebei o Espírito Santo” diz Jesus aos discípulos e a cada um de nós. Deixar-nos habitar pelo Espírito implica romper a bolha que asfixia nossa vida e derrubar os muros que cercam nosso coração e atrofia nossa própria existência. A mudança de mente, de coração, de esperança, exige que todos, em tempos de Pentecostes, revisemos nossas vidas, conservando umas coisas, alterando outras, derrubando ideias fixas, convicções absolutas, modos fechados de viver...que impedem a entrada do ar para arejar o próprio interior. Digamos:

Ó Espírito Santo, dá-nos o dom da Alegria!
    Faz de nós, ó Espírito Santo, testemunhas da alegria que vem de ti. Dá-nos força e coragem para vivermos na liberdade de filhos e filhas de Deus, pois foi para isso que Cristo nos libertou. Amém

Espírito de Deus,
    enviai dos céus