Arquidiocese de Belo Horizonte
  • 28 de fevereiro, 4ª feira, 2ª semana da Quaresma

Baixar áudio
    - Hoje é dia 28 de fevereiro, quarta-feira da Segunda semana da Quaresma.

– Como se tornar grande dentro da vida comunitária? Existem dois modelos. Um que parte de dentro e tem Jesus como sua referência. Outro que tem como Norte os de fora e como eles fazem de tudo para se manter em suas posições. Com a indicação “entre vós não deverá ser assim”, Jesus nos apresenta a melhor via para sermos grandes. Meditando sobre isso começa a tua oração.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 20, versículos de 17 a 28.

Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: "Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará".
    A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: "O que tu queres?" Ela respondeu: "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda". Jesus, então, respondeu-lhes: "Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?" Eles responderam: "Podemos." Então Jesus lhes disse: "De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou".
    Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os, e disse: "Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos".

-Jesus não reclama por seus discípulos terem mostrado o desejo de grandeza. Contudo, diz que o serviço aos outros, é o critério essencial para ser grande em sua comunidade. Como Israel caminhou quarenta anos no deserto para aprender como ser povo de Deus e não transformar a Terra Prometida em um novo Egito, assim os discípulos devem caminhar com Jesus, a fim de não transformar a Igreja como as organizações fora dela.

-Reflita: Como tenho servido aos meus irmãos? Tenho imitado as ações de Jesus ou tenho seguido os chefes das nações?

-Nesse tempo de Quaresma, Deus nos convida a refletir sobre nosso relacionamento com os outros. Se estivermos seguindo orientações dos grandes que oprimem, eis o tempo favorável para nos voltar a Jesus e a aprender dele como servir a nossos irmãos que encontramos na vida cotidiana. Diz o Pe. Benjamim Buelta:

O que a gente retém só para si
    é o que se corrompe dentro de nós como água parada.
    O que a gente deixa passar para os outros
    é o que lava nossa intimidade como água que corre.

Tudo o que é retido se deteriora até desintegrar-se,
    e o próprio coração se converte em carcereiro.
    Tudo o que é presenteado cresce sem fim
    com vida própria, e nosso coração se converte em criador.

Guardar-se inteiramente para si é a única forma
    de perder-se eternamente na esterilidade da morte.
    Perder-se inteiramente a si mesmo
    É a única forma de ganhar-se eternamente no Reino da Vida.

-Senhor, ajuda-nos a manter os olhos fixos em ti para podermos servir bem a quem conseguirmos encontrar neste dia.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH