09 de Maio, 5ª Feira, 6ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
– Hoje é dia 09 de Maio, 5ª Feira da 6ª Semana da Páscoa.

- O evangelho de hoje continua a narrativa do diálogo de Jesus com os discípulos. Ele deseja preparar e fortalecer os discípulos, é mais uma conversa que busca ajudá-los a compreender a Sua missão. Eles ainda não entendem, questionam-se. Agradeça ao Senhor pela sua Páscoa que nos redime, trazendo vida plena, vida eterna.

– Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 16, versículos 16 a 20:

Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.' Alguns dos seus discípulos disseram então entre si:
'O que significa o que ele nos está dizendo:
'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo',
e: 'Eu vou para junto do Pai'?'
Diziam, pois:
'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.'
Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo;
então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós porque eu disse:
`Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'?
Em verdade, em verdade vos digo:
Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará;
vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.

– Hoje compreendemos que o “tempo” de que Jesus falava aos discípulos, e eles só puderam compreender, após passarem pela experiência da paixão, sua morte e ressurreição de Jesus Cristo, e especialmente, pela manifestação do Espírito Santo. Graças a essa experiência, a beleza deste anúncio nos alcança hoje. Contudo, como era para os discípulos, é também difícil compreender o “tempo”, a mensagem cristã, os momentos de tristeza, desafios. O mistério para dentro do qual, aos poucos cada cristão é conduzido e, convidado a viver é a experiência de, em Jesus, tudo pode ser transformado. É preciso confiar em sua Palavra e na força do Seu Espírito. Converse com Deus sobre a sua missão iluminada e conduzida pelo Senhor ressuscitado.

– Você vive sua missão cotidiana trazendo a fé viva no ressuscitado presente em seu agir? Na sua vida de fé você traz alegria do ressuscitado em suas relações com o próximo? Sua vida anuncia que o Senhor vive e está presente?

– “... Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.”, diz o evangelho de hoje. A tristeza da paixão e morte transformar-se-á na alegria pascal, libertando-nos de todos os males e dando-nos vida em plenitude, vida eterna. Alegres digamos o refrão meditativo:

Tu és fonte de vida Tu és fogo, tu és amor. Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito Santo!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de compreender “o tempo”, a Palavra que Ele nos diz. Apresente a Ele suas dúvidas e também o desejo de com Ele caminhar, em todos os momentos da sua vida. Que Ele alimente sua fé na sua Palavra. Agradeça a presença D’ele, O Ressuscitado, por meio do seu Espírito Santo de amor, em todos os dias da sua vida.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.