Você está em:

14 de março, 5ª feira, 4ª Semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 14 de março, 5ª feira, 4ª Semana da Quaresma.

–No evangelho de hoje Jesus enfrenta a oposição e a hostilidade dos líderes judeus que não aceitam sua autoridade e sua missão. Mas Jesus não se intimida e enfrenta o conflito com coragem e firmeza, dando testemunho de que o Pai o enviou. Peça ao Senhor a graça de ter uma fé perseverante, deixando que Ele seja o único Senhor da sua vida.

-Escute o Evangelho de João capítulo 5, versículos de 31 a 47.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim,
e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano.
Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.
Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
Vós examineis as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna.
No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens.
Mas eu sei: que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai,
e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros
e não buscais a glória que vem do único Deus?
Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa:
Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés,
também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu.
Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?'

- Nossa existência é marcada por muitas dúvidas, questionamentos e incertezas. A fé é um passo concreto para superar nossas dúvidas. Acreditar em Jesus é afirmar que mesmo tento muito motivos para duvidar, nós acreditamos. Pois em Jesus temos a plena revelação de Deus! Louvemos o Senhor pela vida, pela fé e por todo sinal de esperança.

-Quais as testemunhas em sua vida que te apontam em direção à presença e ao amor de Deus? Como você vive sua fé em meio a este mundo marcado pela injustiça, violência, desigualdade?

-“Eu vim em nome do meu Pai”, diz Jesus no evangelho de hoje. Jesus nos desafia a abandonar qualquer experiência de fé medíocre, centrada apenas em nosso conforto pessoal. Precisamos de uma fé que nos mova, nos impulsione e nos lance na aventura de seguir a Jesus e sua missão. O Pe. Francys Silvestrini Adão diz assim num poema/oração:

Ensina-me
a crer
vivendo com constância
a guardar a fé
transmitindo-a com alegria
a esperançar
ansiando por Tua vinda
Desperta
em meu coração
uma fé ativa
uma fé inquieta
uma fé suplicante
própria de quem se sabe
necessitado dos outros
Só assim eu terei
a graça de saborear
a invencibilidade
da Justiça do Alto
da Bondade do Pai
da Generosidade do Céu

– Termina sua oração deixando ressoar em seu ser esta Palavra de fé, vida e esperança. Que a graça do Senhor esteja sempre presente em sua vida e história.

-Envia teu Espírito Senhor e renova a face da Terra! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH