01 de março, 3ªfeira da 8ª semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 01 de março, terça-feira da 8ª semana do Tempo Comum.

-No evangelho de hoje os discípulos, representados por Pedro, olham o caminho feito e constatam o quanto fizeram e viveram com o Mestre. Embora não tenham recebido grandes glórias por isso, Jesus lhes assegura que todo esse esforço não é em vão. Neste dia somos chamados a meditar os desafios da missão de seguidores de Jesus. Deixe o amor, a presença divina, a alegria em servir serem a marcas de sua missão.

- Escuta o Evangelho segundo Marcos, capítulo 10, versículos de 28 a 31.

Naquele tempo: Começou Pedro a dizer a Jesus: 'Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.' Respondeu Jesus: 'Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida - casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições - e, no mundo futuro, a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros.'

-Avaliar o caminho por que estamos percorrendo é natural a todos nós. Muitas vezes, em nossas ações, lançamos um olhar de que “na outra vida” teremos uma recompensa digna de nossos esforços. Jesus sublinha que desde já estamos sendo recompensados, mas é preciso sintonizar nosso olhar com o do Mestre para perceber os dons recebidos. Pense também no caminho feito até aqui no seu seguimento de Jesus.

- Neste caminho, Jesus continua sendo seu Norte? Quantas coisas perderam sentido e ficaram para trás? Quantos dons recebeu e te ajudaram a caminhar?

- A resposta de Jesus guarda um segredo para o caminho não parar: não deixar de segui-lo. Os caminhos no seguimento são estradas diversas para cada um, mas a meta é a mesma: seguir Jesus. Cecília Meirelles, em seu poema Canção do Caminho, ilustra bem os múltiplos caminhos que estão à frente de quem opta pelo seguimento, ou seja, por amar:

“Por aqui vou sem programa,
sem rumo,
sem nenhum itinerário.
O destino de quem ama
é vário,
como o trajeto do fumo.”

- Termina sua oração agradecendo ao Senhor por te ajudar a ver o seu caminho com o olhar Dele. Reconheça as alegrias e as dificuldades em tuas trilhas percorridas por amor a Deus.

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!