Você está em:

20 de maio, 2ª feira, Memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

Baixar áudio
-Hoje é dia 20 de maio, Segunda-feira, Memória da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja

-No dia de hoje celebramos o dia da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja. O Papa Francisco estendeu a celebração dessa memória para toda a Igreja, fixando-a na segunda-feira após Pentecostes. No Evangelho de hoje vamos fazer memória do momento em que Maria e o discípulo amado se encontravam aos pés da cruz de Jesus crucificado. Peça ao Senhor a graça de, como discípulo e ou discípula, acolher Maria como Mãe, assim como o discípulo fez.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 19, versículos de 25 a 34:

“Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo a quem amava, disse à mãe: “Mulher, este é teu Filho!”. Depois disse ao discípulo: “Eis tua mãe!” A partir daquela hora, o discípulo a acolheu na sua casa. Em seguida, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para que se cumprisse a Escritura, disse: “Tenho sede”! Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Fixaram uma esponja embebida em vinagre num ramo de hissopo e a levaram em sua boca. Depois que tomou o vinagre, ele disse: “Está consumado”. E inclinando a cabeça, entregou o Espírito. Como era o dia da preparação, os judeus não queriam que no sábado os corpos ficassem na cruz, pois esse sábado era solene. Pediram então a Pilatos que mandasse quebrar-lhes as pernas e tirá-los da cruz. Os soldados foram, e quebraram as pernas ao primeiro, e depois ao outro que foram crucificados com Jesus. Chegando a ele, viram que já estava morto. Por isso, não lhe quebraram a perna, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu água e sangue.

-Essa passagem do Evangelho faz parte do relato da paixão de Jesus, segundo o evangelista João. A Páscoa da cruz expressa tristeza e luto, pois a comunidade-noiva ( a igreja), perde temporariamente seu noivo. A cruz, instrumento de tortura demonstra a crueldade humana inclinada ao pecado. Jesus, na cruz, é o homem desfigurado pelo mal presente na humanidade, mas é também o homem que realiza o projeto de Deus para o ser humano feito à sua imagem e semelhança. Peça ao Senhor que lhe envie o Espírito Santo para clarear a consciência e dar-lhe o entendimento do significado do sofrimento do Cristo para nossa salvação.

-Mesmo nos momentos difíceis da vida de Jesus, ele não se esqueceu de nós. Deu-nos sua mãe Maria de presente para ser nossa cuidadora e intercessora junto ao Filho. Também prometeu o Espírito Santo para continuar nossa jornada em seu seguimento, além de nos revelar um Deus Pai que nos ama com amor eterno. Todos nós, discípulos de Jesus precisamos manter nossas vidas enraizados sobre três realidades: na cruz, na hóstia e na Virgem. E nós? O que podemos fazer ao Senhor por tudo aquilo que ele nos fez?

-“Os soldados não lhe quebraram a perna, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu água e sangue”, diz o evangelho. Com sua morte e ressurreição nasce a Igreja para o cumprimento das promessas de Cristo. A água simbolizando o convite para o nosso Batismo no qual adquirimos a pertença na vida do Cristo, e o sangue, a Eucaristia, seu corpo e sangue doado para nós. Mesmo frente ao mal da humanidade Deus revela seu plano de amor. Diz assim a LOUVAÇÃO PASCAL:

Jesus nasceu de Maria, hoje Ele é nosso Senhor!
Hoje Ele é nosso Senhor por sua Ressurreição!
Da morte é vencedor. Da vida é campeão!
Cordeiro sacrificado, é nossa Páscoa irmãos!
Ele é do céu e da terra, é uma só louvação!
Maria, mãe e modelo, com Cristo a morte esmagou!
Com a Virgem Maria na sua glória, a Igreja canta ao Senhor!

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Junto com Maria contemplamos em silêncio tudo o que diz respeito a seu Filho Jesus.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.




Ícone Arquidiocese de BH