Você está em:

17 de março, 5º Domingo da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 17 de março, 5º Domingo da Quaresma.

– O apelo de Jesus, no evangelho deste domingo, é para “perder” nossa vida, no sentido de não nos apegar de maneira egoísta a ela e abrir-nos para recebe uma Vida maior, nossa verdadeira vida, a Vida de Deus em nós. Peça ao Senhor a graça de viver a vida verdadeira que brota dele, do seu amor.

-Escute o Evangelho de João capítulo 12, versículos de 20 a 33:

Naquele tempo, havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.
Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram:
"Senhor, gostaríamos de ver Jesus".
Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.
Jesus respondeu-lhes:
"Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado.
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo
conservá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Agora sinto-me angustiado. E que direi? 'Pai, livra-me desta hora!'? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!"
Então, veio uma voz do céu:
"Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!"
A multidão que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão.
Outros afirmavam:
"Foi um anjo que falou com ele".
Jesus respondeu e disse:
"Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim".
Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer.

- Aquele que “se apega à sua vida”, ou seja, aquele que quer estar bem, não quer ter compromissos, não quer se envolver com as situações exigentes, quer estar à margem da realidade que pede uma presença diferente..., esse “perderá sua vida”. Mas aquele que, por amor ao Reino, se desinstala, acompanha o povo, se solidariza com o sofrimento do pobre, encarna-se e faz sua a dor do outro... esse “ganhará” a vida. “Se o grão de trigo não morre”, ou seja, se o ser humano não faz de sua vida um dom para os outros, se ele não investe a sua vida em favor da vida, acaba perdendo-se a si mesmo. Esta é a mensagem radical deste quinto domingo da quaresma: “morrer de vida”, não de morte, morrer fazendo que outros vivam, numa efusão de amor.

- Você captou que o centro da mensagem do evangelho é fazer da vida uma contínua doação por amor? Está disposto(a) a aceitar essa “morte” para viver mais plenamente?

-Quem se apega à sua vida, perde-a”, diz Jesus no evangelho de hoje. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“A vida, desde o mais íntimo da pessoa humana, deseja ser despertada e vivenciada em plenitude. A certeza de nossa fé em Cristo morto e ressuscitado nos ajuda a ir tirando do coração os medos, os impulsos egoístas de busca de segurança e imortalidade, e ir encontrando uma paz profunda que nos permita fazer de nossa vida uma oferenda gratuita para a vida de outros. Se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica estéril. O grão de trigo precisa entregar-se, enterrar-se, perder-se... para ser fecundo. Desate a Vida de Deus que já está em você!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a fazer da sua vida, a cada dia, uma doação de amor aos outros.
-Envia teu Espírito Senhor e renova a face da Terra! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!






Ícone Arquidiocese de BH