15 de maio, 5ª feira, 4ª Semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 15 de maio, 5ª feira, 4ª Semana da Páscoa.

– Deus nos fala ao coração fazendo um apelo ao verdadeiro seguimento de Jesus: fazer como ele. A Palavra nos fala hoje de uma felicidade. É feliz quem pratica os gestos de Jesus, que passou pelo mundo fazendo o bem e curando a todos. É passar adiante a grande mensagem do Ressuscitado: alegria e superação do medo.

- Escuta o Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 13, versículos 16 a 20.

“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.”

- Estamos no contexto da última ceia. Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus revela uma bem-aventurança: felizes os que colocarem em prática o seu gesto de amor, porque o servo não está acima do seu senhor. A condição da discípula ou discípulo de Jesus deve parecer-se com a condição dele e servir para conduzi-los ao oferecimento da própria vida a serviço dos seus irmãos. Jesus também consola os discípulos, no sentido de que mesmo havendo traição de alguém, ele conhece aqueles escolhidos por ele, ou seja, quem de fato se dispôs ao serviço do amor. Peça ao Senhor que Perseveremos sempre na vida em comunidade e não nos afastemos do projeto de vida de Jesus.

- Reflita: Tenho consciência de que sou enviado de Jesus, enviado do Pai? Vejo e escuto Jesus nos outros? As palavras e gestos de Jesus me provocam a fazer o que ele fez?

- “É preciso que se cumpra o que está na Escritura”, diz Jesus. Todo ser humano tem desejo de felicidade completa. A Palavra nos indica o caminho dessa procura não em nós mesmos, mas naquele que dá o verdadeiro sentido da vida. Contemple a cena do evangelho e se inclua entre os felizes, não porque é melhor do que os outros, mas porque descobriu a felicidade na doação da vida.

- Senhor, eu quero ser um discípulo e uma discípula verdadeiros. Quero, além de seguir o Cristo, dar mais um passo: quero configurar-me a ele. Ter em mim os mesmos sentimentos de Cristo. Penso agora: quais são os sentimentos de Jesus Cristo?… Ajuda-me, Senhor, a cumprir com alegria sua vontade, o seu projeto de amor.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem



Ícone Arquidiocese de BH