29 de junho, domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos

Baixar áudio
- Hoje é dia 29 de junho, domingo, Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos.

- A liturgia deste domingo nos situa diante do fundamento da Igreja que é Jesus Cristo. Quem é decisivo na Igreja é Ele. O papa, os bispos, a clero tem sua missão e sua importância, mas a pedra angular é o Senhor. Igualmente decisivo é o Reino de Deus, não a Igreja. A Igreja é aquela que trabalha em favor do Reino de Deus, mas o fundamento último é o Reino de Deus. Um Reino de justiça, de amor e de paz. Peça ao Senhor que te ajude a deixar transparecer em sua vida que é um seguidor daquele que é Rocha em seu interior.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículos 13 a 19:

Jesus se manifestou aos seus discípulos e depois de comer com eles perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?"
Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".
Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros".
E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?"
Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo".
Jesus lhe disse: "Apascenta as minhas ovelhas".
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?"
Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo".
Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas.
Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias.
Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá
e te levará para onde não queres ir".
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus.
E acrescentou: "Segue-me" .

-Quando Jesus diz: Tu és “petros”, Ele está afirmando que Simão, em si mesmo, é simplesmente uma pedra, um pedregulho, um cascalho que não tem consistência. Mas Simão recebeu uma revelação especial de Deus, de tal forma que por ela, ele se transforma em alguém diferente, em mediador e garantidor da “Petra”/Rocha firme da fé, fundamento seguro da Igreja de Jesus. A Rocha não é a pessoa de Pedro, mas a fé de Pedro. Sobre esta Rocha-fé de Pedro, Jesus edifica sua comunidade. Do mesmo modo, Jesus continua construindo sua comunidade sobre a rocha-fé de todos os seus seguidores e seguidoras.

- “Ter a chave da vida” significa abrir ou fechar as portas do futuro, das relações, dos sonhos, da missão... Dar direção à vida. Atar e desatar os nós que bloqueiam o fluir da vida... Diante de nós está Jesus Cristo para nos dar a “chave” como a deu a Pedro; ela nos facilitará o acesso ao mistério insondável da Vida. Temos em nossas mãos as chaves da vida. O que fazemos com elas?

- ““Tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei minha Igreja..." diz Jesus no evangelho. Pedro e Paulo, nos ensinam é que não é nada fácil aceitar a mensagem de Jesus e segui-lo. Precisamente, os dois foram os mais resistentes, cada um à sua maneira, na hora de dar o passo e aceitar o verdadeiro Jesus. Diz o Pe. Adroaldo Palaoro:

“Nossa fé cristã hoje é a mesma de Pedro e de Paulo: seguir Jesus Cristo é, em nossa maneira de viver, oferecer o Evangelho a todos. Assim se compreende que a Igreja celebre Pedro e Paulo numa única festa. Estes dois grandes personagens (Simão e Saulo) passaram por uma profunda transformação, a partir do encontro com a pessoa de Jesus Cristo; foi um processo lento, sendo lapidados pela graça de Deus até redescobrirem uma nova identidade escondida debaixo das cinzas do autocentramento e da prepotência; identidade que agora se expressa em novos nomes: Pedro e Paulo.”

- Termina tua oração pedindo ao Senhor pela Igreja, comunidade dos seguidores de Jesus. Que inspirados pelo chamado de Pedro e Paulo, possamos ser fiéis a missão que Jesus nos confiou. Peça também pela paz no mundo.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.






Ícone Arquidiocese de BH