27 de maio, 2ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 27 de maio, 2ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum.

- Jesus é caminho. E no caminho da estrada nos encontra, assim como encontrou alguém que veio correndo querendo saber o que fazer para ganhar a vida eterna. Alguém com uma mentalidade funcional, retributiva, pensando que cumprindo preceitos e ritos religiosos externos, vai receber a vida eterna como retribuição do seu merecido esforço. Esse alguém é cheio de bens e consegue cumprir fielmente a letra fria da lei. Jesus não despreza a lei, mas convida a descobrir o espírito mais profundo da lei que o rico observava desde sua juventude. E propõe uma outra lógica, de doação total. Com o coração aberto acolha a Palavra que Deus hoje te dirige.

-Escute o Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 17 a 27:

Naquele tempo, quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo,
ajoelhou-se diante dele, e perguntou:
"Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?"
Jesus disse:
"Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás;
não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe!"
Ele respondeu:
"Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude".
Jesus olhou para ele com amor, e disse:
"Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres,
e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"
Mas quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza,
porque era muito rico.
Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos:
"Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!"
Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo:
"Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha
do que um rico entrar no Reino de Deus!"
Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros:
"Então, quem pode ser salvo?"
Jesus olhou para eles e disse:
"Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível".

- Esse alguém que encontra Jesus, comumente chamado de “jovem rico”, não era má pessoa e não tinha más intenções. Era um “cidadão do bem”, como dizem, cumpridor dos seus deveres e obrigações. O que lhe faltava então? Jesus apresenta para ele uma novidade do Reino de Deus que inverte valores estabelecidos: propõe, ao invés de acumulação, o esvaziamento… uma proposta concreta, um Deus palpável e não um Deus abstrato da doutrina da lei. O rico, que não conseguiu enxergar Deus palpável nos pobres, também não entendeu e nem teve coragem de aceitar a proposta de Jesus. Peça ao Senhor coragem para acolher e viver a proposta de Jesus.

- Uma pessoa que vive preocupada com a sua riqueza ou que vive querendo adquirir coisas, pode ela libertar-se de tudo para seguir Jesus? O que você acha?
Você conhece alguém que conseguiu largar tudo por causa do Reino de Deus ou que vive uma vida mais simples?

- “Para Deus tudo é possível", diz Jesus. Felizes aqueles que se esvaziam e procuram seguir numa direção contrária da acumulação, aprendendo a viver com poucas coisas. Felizes os que praticam a solidariedade partilhando seus bens, descobrindo que “há mais felicidade em dar do que receber”, como nos lembra o livro dos Atos dos Apóstolos. Jesus não condena os ricos, mas condena a idolatria do dinheiro. Ele condena a falta de partilha. Dentro das nossas possibilidades, sempre podemos ajudar alguém. Sempre há um pobre Lázaro à porta estendendo a mão. Não os façamos invisíveis…

- Ó Senhor, ajuda-nos a não colocar nossa confiança no dinheiro ou no poder (civil ou eclesiástico), mas em vós, a quem vamos ajudar e tocar a carne ferida, na pessoa do pobre, do doente, do necessitado.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.