Você está em:

26 de janeiro, 5ª feira, 3ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Timóteo e São Tito

Baixar áudio
- Hoje é dia 26 de janeiro, 5ª feira da 3ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Timóteo e São Tito

-O Senhor escolhe setenta e dois discípulos para irem às cidades anunciar uma boa notícia. Além da boa nova, Jesus diz que eles poderão curar as pessoas e transmitir a paz para cada um que encontrar. Essa missão não é fácil, porque os discípulos vão como cordeiros em meio aos lobos. Hoje, essa boa nova cabe a nós anunciar. E assim, é necessário que o nosso testemunho ao Cristo Senhor, seja autêntico e verdadeiro! Peça ao Senhor a força para seguir corajoso no anúncio da graça de Deus.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 10, versículos 1 a 9:

“Naquele tempo: O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: `O Reino de Deus está próximo de vós".

-Reconhecemos que há poucos trabalhadores para a colheita, para o anúncio do evangelho referido no texto. Encontramos, muitas vezes, cristãos que buscam fama, reconhecimento e sucesso no trabalho na comunidade cristã, mas quando os dissabores de participar como testemunhas do Reino aparecem, vêm os desânimos e contradições, e assim, reconhecemos que há muito o que fazer, e que faltam pessoas para ajudar. Toma consciência que você é convidado a dar testemunho do seguimento ao Cristo Senhor.

-Você está preparados para anunciar o Reino? Tem consciência de que vamos anunciar o mestre Jesus, como cordeiros no meio dos lobos?

-“Naquele tempo: O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir”, nos diz o evangelho de hoje. Os discípulos vão à frente de Jesus Cristo para preparar as pessoas para sua chegada. Nós cumprimos essa missão no momento em que fazemos o Reino de Deus acontecer no nosso meio, a partir do serviço e da fraternidade. A poeta americana Emily Dickinson num de seus poemas diz assim:

“Esperança” é a coisa com plumas —
Que na alma se aninha —
Seu canto não tem palavras —
Sempre a mesma — ladainha —

Soa bem — na ventania —
E só a forte tormenta —
Há de calar a Passarinha
Que a tantos acalenta —

Ouvi-a na terra mais fria —
E no estranho Mar sem fim —
Mas — nem em situações extremas
Pediu migalhas — pra Mim.

- Termina tua oração pedindo a Deus Pai que renove tuas esperanças a cada dia para que caminhe renovado e firme na fé. Peça também a luz de seu discernimento nestes tempos difíceis.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!




Ícone Arquidiocese de BH