Você está em:

02 de fevereiro, 6ª feira, Festa da Apresentação do Senhor

Baixar áudio
- Hoje é dia 02 de fevereiro, 6ª feira, Festa da Apresentação do Senhor.

- O evangelho de hoje nos convida a recordar o mistério da encarnação, celebrando com alegria a festa da Apresentação do Senhor. Fiéis no cumprimento da lei, Maria e José levam Jesus ao templo para apresentá-lo ao Senhor. A vida é dom e como tal deve ser vivida. Na simplicidade é oferecido a Deus a beleza de reconhecer a pertença a Ele, encantador é também que são os simples que o reconhecem. Agradeça ao Senhor a beleza do dom da vida e renove a alegria da sua pertença a Ele.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 2, versículos 22 a 32:

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés,
Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor:
"Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor".
Foram também oferecer o sacrifício - um par de rolas ou dois pombinhos - como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso,
e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus:
"Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações
e glória do teu povo Israel".

- Maria e José oferecem a Deus seu dom mais precioso, Jesus, o filho amado que será a “luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel”. Simeão, cheio de alegria do Espírito reconhece o Menino e louva a Deus por acolher em seus braços aquele que veio trazer a salvação. Não foram os doutores da lei ou sacerdotes que reconheceram Jesus, mas Simeão, o simples ancião que justo e piedoso, também fiel e atento, que não deixa passar despercebida a presença salvadora de Deus. Assim como Simeão, não se pode deixar passar despercebida a presença de Deus no cotidiano. Ele se faz presente por meio de vários sinais, pelas pessoas, pela oração, nos acontecimentos... Peça ao Senhor a graça de estar sempre atento à sua presença, se deixar mover pelo Espírito de amor que faz de você, presença de Deus na vida das pessoas.

-O que o testemunho de Simeão provoca em você? Percebe os sinais da presença de Deus em sua vida? É sinal da presença de Deus para os outros? É capaz de ser movido pela simplicidade, alegria e esperança na vida?

– Simeão disse: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel". E diz o escritor Mia Couto num poema:

Eis o que eu aprendi
nesses vales onde se afundam os poentes:
afinal, tudo são luzes
e a gente se acende é nos outros.
A vida é um fogo
Nós somos suas breves incandescências.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça de se deixar mover pelo Espírito e como Jesus ser luz, que ajude você a estar sempre ao serviço. Como nos lembra o Papa Francisco: "A luz não se ilumina a si mesma, está sempre a serviço."

- Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH