Você está em:

25 de maio, Sábado, 7ª semana da Páscoa

Baixar áudio
– Hoje é dia 25 de maio, Sábado da 7ª semana da Páscoa.

- O evangelho de hoje nos mostra como os discípulos reagem diante da admiração das crianças com a pessoa de Jesus, e sua correspondência a esta atitude. Os discípulos parecem não agir conforme o esperado, repreendem as crianças e isso causa aborrecimento em Jesus. O mestre deseja aproximar-se dos pequeninos, sua pureza de coração faz com que ele recorde aos discípulos que o Reino de Deus pertence a elas e a todos que a elas se assemelham, aspecto que talvez os discípulos ainda não tenham compreendido.

-Escute o Evangelho de Marcos, capítulo 10, versículos 13 a 16:

Naquele tempo, traziam crianças para que Jesus as tocasse.
Mas os discípulos as repreendiam. Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse:
"Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus
é dos que são como elas. Em verdade vos digo:
quem não receber o Reino de Deus como uma criança,
não entrará nele".
Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

- Para viver a radicalidade do nosso batismo necessitamos ter o coração livre para o total acolhimento do Reino de Deus. A abertura à novidade, a capacidade de perdoar e a disposição interior dos pequeninos é o que explica a predileção de Jesus pelas crianças. Assim, Jesus contrapõe tais virtudes ao coração duro e a cegueira dos que se consideram sábios e letrados, mas apesar disso, se distanciam de Jesus, não sabem correr ao seu encontro em busca de uma verdadeira amizade com ele. Tomando como inspiração a disposição e a liberdade interior que nos ensina os pequeninos, busquemos compreender o que o evangelho nos diz.

- Quais das características possuídas pelas crianças você precisa recuperar? Qual a que sente mais falta? O que pode fazer hoje para tentar recuperá-la e avançar na experiência de viver o reino?

– “"Deixai vir a mim as crianças”, diz Jesus no evangelho de hoje. Quantas vezes somos obstáculos na vida das pessoas para que essas encontrem o amor de Deus! Quantas vezes, por causa do nosso contratestemunho, somos esse empecilho entre a ternura de Deus, a misericórdia de Deus e o coração dos nossos irmãos! Rompamos isso dentro de nós, quebremos dentro de nós essas barreiras. Diz a Palavra que Jesus se aborreceu porque Ele sabe que, sem o coração de criança, não se pode chegar jamais ao coração do Pai. Diz o Frei João Junior:

“Acreditar na boa notícia do Reino anunciado por Jesus exige ter o coração desarmado afeiçoado aos mais pequeninos e frágeis. Do contrário, podemos continuar iludidos com os vários “messias” que nos foram prometidos, em vez de reconhecer o verdadeiro Messias, ainda que inesperado: Jesus.”

– Coloquemo-nos agora como uma criancinha que corre ao encontro de Jesus, imaginemos como rezam os pequeninos. O que diz um coração realmente livre e abandonado em Deus? Se nós ainda não sabemos o que dizer ou o que fazer, peçamos a Jesus que nos ensine a sermos como uma criança.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.
Ícone Arquidiocese de BH