3 de junho, 3ª feira, 7ª semana da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 3 de junho, 3ª feira da 7ª semana da Páscoa

-O evangelho de hoje nos recorda a oração de Jesus por seus discípulos, os que o acompanharam e também nós, seus discípulos hoje, conhecida como “Oração Sacerdotal”. Jesus é puro amor e doação. É todo cuidado, fortalece os discípulos para a missão e vive em unidade com o Pai, na certeza de que é Ele quem tudo conduz. Peça ao Senhor, a graça, de como Jesus, reconhecer no Pai, o Deus da vida que ama, sustenta, conduz sua vida e missão.

-Escuta o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,1-11a

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
"Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra.
Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Já não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti".

- Jesus ergue os olhos ao céu, Ele fez esse gesto em diversos momentos da sua vida. Ele experimenta uma profunda relação de intimidade filial e de fidelidade com o Pai do céu que tudo conduz. Jesus não se descuida, procura fortalecer os discípulos para continuar a sua missão amparados pelo Pai, para seguirem firmes, testemunhando seus ensinamentos na vivência fraterna no mundo. Agradeça ao Senhor, o amor e a contínua presença em sua vida, que o faz permanecer unido ao Pai.

- Como Jesus, tenho alimentado a experiência filial de amor e confiança em Deus? Tem gastado a sua vida com os irmãos, seguindo o exemplo de Jesus?

– “Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu”. É a oração de Jesus, por nós. Abramos nosso coração, e peçamos como o poeta Zé Vicente: “Vem me habitar: vem me habitar”

Mestre amado, doçura minha
Vem, vem me habitar
Vem, vem me transformar
Deixa-me ser a tua ternura
Deixe-me ser a luz do teu olhar
vem, vem me habitar

-Que o Espírito faça arder em cada um de nós a coragem e nos transforme em agentes do diálogo e da paz. Que o Espírito Santo nos dê humildade e perseverança para alimentar a unidade entre os cristãos. Que sua ação, que sopra livre, recriando a vida, nos anime para o cuidado da criação e de todos os seus habitantes,
pois tudo está interligado.

- Ó Espírito Santo, nosso amigo, consolador e defensor!
Vem iluminar nossa vida com o amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão e domínio próprio.
Vem Espírito Santo; vem Espírito Santo!
Abençoe-nos o Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.




Ícone Arquidiocese de BH