01 de junho, 5ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Justino

Baixar áudio
- Hoje é 5ª feira, 8ª Semana do Tempo Comum – Memória de São Justino, mártir

- O Evangelho de hoje nos convida a participar do encontro de Jesus com o cego Bartimeu. Esta cena bíblica retrata muito da nossa realidade. Quantas pessoas se encontram sentadas à beira do caminho na busca de uma luz. O cego ouve falar de Jesus e escuta uma multidão que passa. Ele deseja encontrar com Jesus mas está incapacitado para percorrer o caminho que lhe é desconhecido, por isso reage da única maneira que pode, gritando; grita para ser escutado mesmo quando muitos da multidão o repreendem, mandando que se calasse; mas ele clama cada vez mais: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!". Faça da prece do Bartimeu a sua prece e encontre a luz para o seu caminho como discípulo (a) de Jesus.
Fundo musical 20’’

-Prepare o seu coração para escutar o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 46 a 52:
Naquele tempo, Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão.
O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho.
Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando,
começou a gritar: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"
Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda:
"Filho de Davi, tem piedade de mim!"
Então Jesus parou e disse: "Chamai-o".
Eles o chamaram e disseram: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!"
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
Então Jesus lhe perguntou: "O que queres que eu te faça?"
O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!"
Jesus disse: "Vai, a tua fé te curou".
No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho..

-Cada palavra e cada expressão deste texto que acabamos de ouvir toca o nosso coração. Mesmo tendo limitações com os olhos, Bartimeu usa a voz para expressar a sua vontade de ser curado da visão. Seu grito foi ouvido por Jesus, embora a multidão tentasse impedi-lo, parecia que seu grito incomodava a eles que temiam que desviasse Jesus do seu objetivo. Porém ele gritava mais forte ainda, e, Jesus ouviu o seu clamor. O cego Bartimeu teve a resposta que desejava: ver de novo, a visão deu a possibilidade de uma vida e uma história nova com futuro pela frente. A luz dada por Jesus, desperta em Bartimeu a capacidade de ver um novo horizonte de liberdade, de vida, de esperança e de caminhar com as próprias pernas. Jesus o ajuda a ver de novo. Peça ao Senhor que te ajude a ver com os olhos da fé e da esperança.

-Sempre vão existir pessoas que não compreendem a nossa fé, mas nem por isso devemos nos intimidar, mas sim, seguirmos em frente. Como você se dirige ao Senhor nos momentos que precisa de sua ajuda? Diante da pergunta de Jesus: o que queres que eu te faça? Qual será a sua resposta?

- O cego respondeu: "Mestre, que eu veja!" E este é também o nosso desejo de ver as maravilhas de Deus dentro de nós e ao nosso redor. Diz a letra da musica: Igual a Bartimeu, do Pe. Zezinho.
-Sou como o cego Bartimeu,
Quero saber quem é que passa
E agita esta praça
E se me dizem que és tu Jesus Eu grito que eu quero
ver a luz, eu quero ver eu quero ver
-Quero ver a luz da verdade
Quero ver a justiça vencer
Quero ver a luz de Deus no meu país
Quero ver a minha gente mais feliz
Quero ver triunfar a igualdade quero ver o teu reino
entre nós quero ver a paz de Deus no meu país
Quero ver o meu povo alegre e mais feliz

-Termina a tua oração agradecendo ao Senhor as possibilidades que ele te concede para encontrar a verdadeira luz e o verdadeiro caminho que é ele mesmo. Que Jesus te ajude a tomar consciência de sua própria fé.

-Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.