23 de fevereiro de 2022, 4ª feira da 7ª Semana do tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 23 de fevereiro de 2022, 4ªfeira da 7ª Semana do tempo Comum

-“Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.”, disse João a Jesus no evangelho de hoje. A atitude de João, aparentemente zeloso pelo seguimento do Mestre, esconde ciúmes, inveja e desejo de poder. O discípulo não está de fato preocupado com o bem que a fé pode fazer, mas com os privilégios pessoais que ela pode favorecer. Peça ao Senhor que o ajude a ser seu fiel discípulo.

- Ouçamos com atenção esse relato, tirado do Evangelho de Marcos, capítulo 9, versículos 38 a 40.

Naquele tempo: João disse a Jesus:
'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.'
Jesus disse:
'Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome
para depois falar mal de mim.
Quem não é contra nós é a nosso favor.

-Não é de hoje que queremos ter a prerrogativa da verdade. Em nome de Deus, nos arvoramos em juízes dos outros e condenamos aqueles que não rezam na nossa cartilha, que não fazem parte da nossa comunidade eclesial. João quer proibir um homem de agir em nome de Jesus, simplesmente “porque ele não nos segue”, afirma o evangelista. A resposta de Jesus é clara: “Quem não é contra nós, é a nosso favor”. Há muitas formas de seguimento da verdade e a nossa não é a única. Todas elas são válidas e todas ajudam a fazer acontecer o Reino de Deus. Peça ao Senhor que te ilumine no caminho da acolhida, do respeito a quem pensa diferente e até reza diferente de nós.

- Para ser missionário de Jesus, é preciso lutar contra a mesquinhez e contra os reducionismos religiosos. É necessário ter coragem para ver que não somos os donos da verdade e para admitir que fazer o bem não é uma tarefa só nossa. Como você tem agido diante da diversidade religiosa de nosso tempo? Você tem tido uma atitude reducionista e preconceituosa como o discípulo João ou tem se aberto para acolher o outro e seu modo de crer como fez Jesus?

-“Quem não é contra nós, está a nosso favor”, disse Jesus a João. Rezemos ao Pai para que tenhamos um coração acolhedor e bondoso, capaz de reconhecer no outro e nas outras formas de crer a presença do Deus da vida. Peçamos com confiança a força de seu Espírito para converter nossos corações.

Deus, Pai de Jesus e nosso Pai,
Por que nosso coração se fecha em egoísmo e arrogância?
Por que não vemos no outro a tua ação amorosa contra o mal?
Por que queremos ter o monopólio da verdade,
Quando teu filho Jesus, nosso mestre,
Nos ensinou a fazer diferente?

Dá-nos teu Espírito, ó Deus de amor,
Pois, quando excluo e discrimino pessoas de outras crenças,
Sou eu quem me desvio do caminho de Jesus,
Sou eu quem me oponho ao seu seguimento do teu Filho.
Amém.

- Termina tua oração dando graças a Deus pelo que aprendeu com Sua Palavra no evangelho de hoje.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.