25 de maio, 6º Domingo da Páscoa

Baixar áudio
- Hoje é dia 25 de maio, 6º Domingo da Páscoa

– Nestes últimos domingos do Tempo Pascal estamos tendo acesso a trechos do discurso de despedida de Jesus, relatado por S. João. E cada domingo apresenta uma boa dose de profundidade. Hoje o ensinamento de Jesus revela, de uma maneira muito gráfica, que Deus não está e nem pode estar fora de nós, fora da criação. É um Deus conosco, ou melhor, em nós. Deus habita em tudo e em todos. “Deus habita e age diretamente no coração” e nos conduz com delicadeza, com carinho e com liberdade, preparando-nos para grandes experiências vitais.

-Escuta o Evangelho segundo João, capítulo 14, versículos de 23 a 29:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará,
e nós viremos e faremos nele a nossa morada.
Quem não me ama, não guarda a minha palavra.
E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.
Isso é o que vos disse enquanto estava convosco.
Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,
ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo.
Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.
Ouvistes que eu vos disse: 'Vou, mas voltarei a vós'.
Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai,
pois o Pai é maior do que eu.
Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer,
vós acrediteis".

- Quando alguém ama e é amado torna-se uma pessoa habitada pelo amado. Cristo vive em nós: isso é exatamente “sermos habitados”. Vive em nós quando acolhemos sua Palavra e nos deixamos guiar por seu Espírito. E então acontece uma maravilha: nós nos sentimos cada vez mais nós mesmos, ao sentir-nos cada vez mais cheios de Deus. Porque Deus, ao habitar-nos, não anula nossa identidade; pelo contrário, nos constitui. É o constitutivo mais íntimo de nossa pessoa. Muitas vezes nem nos damos conta disso. Quando quisermos saber onde está Deus só precisamos olhar-nos por dentro e ver se estamos habitados por Ele. Quando quisermos saber onde está o céu, não miremos para cima; basta que miremos nosso coração. Esse é o céu de Deus e que seja também nosso céu.

- Você se sente habitado por Deus? Quando? Como é possível sentir isso?

- “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” diz Jesus. Pelo amor, o amado se torna presente no mais íntimo do outro, habita no mais profundo dele mesmo. Deus se faz o constitutivo mais íntimo de nossa personalidade quando lhe abrimos nosso coração, entrando no fluxo de Sua Vida. E então é possível dizer com toda verdade: “já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Disse o Mestre Eckhart, um místico famoso da idade média:

“Deus me é mais próximo que eu mesmo o sou de mim mesmo; meu ser depende de que Deus esteja perto de mim e presente em mim. E quanto mais sei disso, mais feliz sou”.

-Faça a experiência de silenciar e deixe-se levar como se estivesse num rio, observando-se com um olhar interior, escutando, sentindo...

- Ave-Maria, Cheia de Graça,
O Senhor é Convosco. Bendita Sois Vós entre as mulheres
e bendito o fruto do vosso ventre, Jesus
Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós, pecadores
Agora e na hora da nossa morte,
Amem.






Ícone Arquidiocese de BH