6 de junho, 6ª feira da 7ª semana da Páscoa

Baixar áudio
– Hoje é dia 6 de junho, 6ª feira da 7ª semana da Páscoa.

– No evangelho de hoje Jesus interroga Pedro três vezes se ele o ama. Jesus não tem dúvidas do amor de Pedro, mas confirma se realmente está maduro para ser discípulo. Amar e cuidar são os fundamentos da fé Cristã. Peça ao Senhor que te ajude a ser seu discípulo fiel.

-Escute o Evangelho de João capítulo 21, versículos de 15 a 19:

Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?'
Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro:
'Simão, filho de João, tu me amas?'
Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas'.
Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'
Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava.
Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'.
Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo:
quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias.
Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá
e te levará para onde não queres ir.'
Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus.
E acrescentou : 'Segue-me'.

- O verdadeiro e maior milagre é a traição covarde que se transforma em confissão de amor. Até três vezes Pedro o confessará. A traição desumanizou Pedro, fez com que ele fosse fundo no fracasso, obrigando-o a dizer com os lábios o que seu coração não queria. A fidelidade e o amor de Jesus, sua graça sempre pronta, o humanizará de novo, reconstruindo sua vida e reativando em Pedro a liderança para o serviço. Jesus examina Pedro somente em uma coisa, a que é essencial para todo seu seguidor e para toda a Igreja: se é uma pessoa com um coração “grande para amar”. Ele quer examinar o quanto Pedro se distingue por sua capacidade de amor. Peça ao Senhor um coração capaz de amar e servir.

- Seguir Jesus é se comprometer com a vida. Amar é concretizar este compromisso de fé. E você ama Jesus? Como tens expressado seu amor a Jesus? Tens verdadeiro amor a Deus e aos irmãos?

- Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Só o “olhar amoroso” de Deus, que nunca desiste de buscar-nos para reconstruir-nos. Ele conhece as lonjuras dos caminhos que temos de percorrer para que nossos olhos sejam abertos. Que nossa resposta a tanto amor seja como diz a música do Pe. Zezinho:

Me chamaste para caminhar na vida contigo
Decidi para sempre seguir-te, não voltar atrás
Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma
É difícil agora viver sem lembrar-me de ti

Te amarei, Senhor , te amarei, Senhor
Eu só encontro a paz e a alegria
Bem perto de ti

– Termina sua oração dizendo ao Senhor o quanto o ama. Peça que Ele venha ao seu encontro quando seu coração estiver duro ou desesperado. Peça também que Ele não te deixe ficar longe do seu amor. Coloca no coração de Deus todas as pessoas que sofrem por falta de amor, de acolhida, de solidariedade.

- Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!
Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!



Ícone Arquidiocese de BH