Você está em:

26 de maio, Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade

Baixar áudio
– Hoje é dia 26 de maio, Domingo, Solenidade da Santíssima Trindade.

-Nem sempre é fácil, como cristãos, relacionar-nos de maneira concreta e viva com o mistério de Deus confessado como Trindade. A festa da Trindade nos recorda que não se trata de entender, ou simplesmente de pensar e estudar o Mistério das Três Pessoas divinas. O decisivo é viver o Mistério a partir da adoração e da partilha fraterna. Abra seu coração para acolher o que a Palavra de Deus hoje te fala.

-Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 16 a 20:

Naquele tempo, Os onze discípulos foram para a Galileia,
ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele.
Ainda assim alguns duvidaram.
Então Jesus aproximou-se e falou:
"Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos,
batizando-os em nome do Pai e do Filho
e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!
Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo".

- A festa da Trindade quer expressar o mistério do Amor-Vida de Deus que se comunica a nós. “Deus é UM, mas não está jamais só”. Deus não é um ser isolado, distante da Criação, solitário. É um Deus comunhão, família, sociedade, fraternidade etc. Por isso, o cume de toda a revelação bíblica é esta: “Deus é Amor”, ou seja, Deus não é uma realidade fria e impessoal, um ser triste, solitário e narcisista. E o Amor nunca é solidão, isolamento, mas comunhão, proximidade, diálogo, aliança... O Deus revelado por Jesus é Amor e aproximar-nos do Deus Amor é descobrir a Trindade. Se Deus deixasse de amar um só instante, deixaria de ser Deus. O movimento que parte do Pai, passa pelo Filho e se consuma no Espírito é um movimento de Amor sem fim. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!

- Em quê aspectos concretos de sua vida se manifesta o mistério do Deus trinitário como amor e vida? Como você poderia abrir-se mais à ação do Espírito da Verdade em sua vida, para que o(a) leve a um conhecimento existencial e atualizado do Evangelho de Jesus?

– Jesus pede que os discípulos batizem “Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Fomos criados “à imagem e semelhança” do Deus Trindade, comunhão de Pessoas (Pai-Filho-Espírito Santo). Quanto mais unidos somos, por causa do amor que circula entre nós, mais nos parecemos com o Deus Trindade. Diz a carta de João:

“Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu Amor em nós é perfeito”

– Coloque no coração da Trindade as pessoas que você sabe que precisam da graça da experiência da misericórdia, de sentir-se amado por Deus Trindade.

– Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH