Arquidiocese de Belo Horizonte
  • 10 de janeiro, sábado, Tempo do Natal depois da Epifania

    Baixar áudio
    - Hoje é dia 10 de janeiro, sábado do Tempo do Natal depois da Epifania.

    - Chegamos ao fim do ciclo do Natal e estamos às portas do tempo comum, nele vamos refletindo sobre a missão de Jesus. É caminhando ao lado Dele, contemplando suas palavras e ações, que vamos discernindo como segui-lo. O Evangelho de hoje, relembra o testemunho de João Batista sobre Jesus. João foi fiel à missão para a qual foi chamado: ser o precursor, preparar o caminho para o Messias. Peça ao Senhor, a graça de ir se deixando transformar e com o coração alegre, viver à maneira de Jesus.

    -Escuta o Evangelho Segundo João, Capítulo 3, versículos 22 a 30:
    Naquele tempo, Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas. João ainda não tinha sido posto no cárcere. Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação.
    Foram a João e disseram:
    "Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele".
    João respondeu:
    "Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. Vós mesmo sois testemunhas daquilo que eu disse: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele'. É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo.
    Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua".

    -João relembra o que já dissera anteriormente sobre si: 'Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele', e usa a imagem da festa de casamento, Jesus é o noivo e a comunidade de fé é a esposa. Ele, João é o amigo que se alegra com a chegada de Jesus, o noivo, e sua missão foi de mostrar e preparar as pessoas para o encontro com Jesus. Essa é a sua completa alegria, retirar-se para que Jesus cresça, seja conhecido.

    -Como está vivendo a missão como seguidor e testemunha de Jesus? Tem, como João Batista, desejado que a humildade seja seu testemunho de vida?

    – João Batista afirma: Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua". Ser chamado a evangelizar é estar a serviço, ser testemunha d’Ele que é a luz, o “Caminho, Verdade e Vida”. A alegria é fazê-lo conhecido, amado. Identificar-se com Cristo é identificar-se com o próprio Deus. É aderir à sua proposta. É ser discípulo e praticar as mesmas obras que o Pai. Ouça o que diz o verso do poeta Mia Couto:

    "Para que as luzes do outro
    sejam percebidas por mim
    devo por bem apagar as minhas,
    no sentido de me tornar disponível para o outro."

    - Termina sua oração pedindo ao Senhor a graça anunciá-lo, deixando que Ele cresça. Peça ao Senhor coragem para segui-lo a cada dia.

    - “Senhor te abençoe e te guarde.
    O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
    O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”

    Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo
    Como era no princípio, agora e sempre, amém.


Ícone Arquidiocese de BH