31 de maio, Sábado, Festa da Visitação de Nossa Senhora

Baixar áudio
- Hoje é dia 31 de maio, Sábado, Festa da Visitação de Nossa Senhora.

– No evangelho de hoje, Maria, cheia de Deus e com o coração iluminado pelo Espirito Santo, apressa-se a ir à casa da sua prima Isabel para proclamar a grandeza do Senhor, e para lhe transmitir uma Felicidade que o mundo não pode dar, nem conhece, pois ela é fruto da comunhão com Deus. Começa sua oração pedindo a Deus que também o visite.

- Com disposição interna, escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 1, versículos 39-56.

Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres
e bendito é o fruto do teu ventre!" Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre".
Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

- É Jesus a Palavra do Pai que entre nós veio morar. No ventre de Maria, essa Palavra ganhou vida. Como toda mulher grávida, ela carrega uma esperança, uma novidade. Não guardou para si o que recebeu. Foi apressadamente para onde deveria estar. Também a nós cabe irmos aos lugares onde a presença de Deus precisa trazer sentido novo, nos lugares onde existe a dificuldade de reconhecer a bondade e a abundância do amor de Deus. Um encontro tão necessário porque é a expressão do que há de mais essencial nesta vida: vivermos juntos, em comunhão, em paz.

-Como tem sido as visitas de Deus na sua vida? Quais realidades você precisa visitar para comunicar a alegria do evangelho?

- “Maria ficou três meses com Isabel”, diz o evangelho. Certamente não é só um dado cronológico, indicando os últimos meses de gravidez de sua prima já idosa. Mas revela a disposição daquela jovem em servir até o fim. Participando da mesma condição da sua prima, mulher e grávida, ela é capaz de se compadecer das suas dificuldades e necessidades. Não só ajuda, mas participa com Isabel das suas batalhas, se compromete com ela, até a certeza de que poderia partir para casa com a sensação do dever cumprido. O serviço é um dever do cristão. Ninguém pode voltar para casa sem antes cumprir a sua missão. É assim que Deus entra no mundo, cumprindo a sua missão, colocando todas as coisas em seu devido lugar: dispersando os orgulhosos, saciando de bens os famintos, despedindo os ricos de mãos vazias e assumindo nossa condição humana no ventre virginal da Filha de Sião. Que possamos dizer como Maria:
O Senhor fez em mim maravilhas: Santo é seu nome!

- Ó Deus, nosso refúgio e proteção, que a tua misericórdia renove nossa motivação em seguir-te no caminho da vida, para que sejamos sinais de esperança na vida de todos que sofrem e mais corajosos no anúncio da tua Palavra.

- Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.






Ícone Arquidiocese de BH