Você está em:

9 de julho, 14º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é 9 de julho, 14º Domingo do Tempo Comum.

- O convite que a Palavra de Deus hoje nos faz é para reconhecermos nos pequenos e simples o rosto do Pai, e para repousarmos no Coração de Jesus: um coração que ama, acolhe, perdoa; um coração manso e humilde. Só os simples e pequenos podem experimentar o amor deste coração. E são por esses que Jesus dá graças ao Pai. Com o desejo de um coração simples e aberto a ternura de Deus, começa tua oração.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 11, versículos 25 a 30.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer:
"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos
e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos,
e eu vos darei descanso.
Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim,
porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

-Jesus no Evangelho expressa o seu coração agradecido ao Pai pela predileção dada aos pequenos e pobres. Fala da sua intimidade com o Pai, manifestada no conhecimento mútuo entre Pai e Filho; Jesus reconhece que tudo recebeu do Pai, por isso o revela com amor; um amor e uma acolhida que são próprios de um coração que ama e se solidariza com a humanidade. Com sabedoria e autoridade faz o convite a todos os que estão cansados e fatigados para que encontre nele descanso e suavidade para a lida diária. Todas as expressões que o Evangelho apresenta, nos ajuda a conhecer um pouco do coração de Jesus como o de um filho que revela o Pai, o Pastor que cuida com carinho daqueles que se afadigam ou estão cansados nas estradas da vida.

-Você tem buscado descansar no Coração de Jesus diante do cansaço e desafios cotidianos? Você deixa transparecer seu coração na relação com as pessoas? As atividades que você realiza tem coração?

-“..o meu jugo é suave e o meu fardo é leve", diz Jesus. O coração de Jesus é sustentado, alimentado, irrigado pelo amor cuidadoso e providente do Pai. É no coração que também nós, seus seguidores, poderemos estar em segurança, profundamente repousados. É no nosso coração que decidimos por Deus e a Ele aderimos. Aqui Deus marca “encontro” com cada um de nós. Dizia Santo Agostinho:

“Deus é mais íntimo a cada um de nós do que nós mesmos”

-Peça ao Senhor que o ajude a não viver com um coração fechado e endurecido, incapaz de amar e de crer. Porque quem viver fechado em si mesmo não consegue acolher e deixar-se guiar pelo Espírito Santo.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH