9 de abril, Domingo da Páscoa

Baixar áudio
-Hoje é dia 9 de abril, DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

-“Hoje é o dia que o Senhor fez para nós”, diz a liturgia da Páscoa do Senhor! Páscoa, que no hebraico significa passagem. E, para nós cristãos, é a passagem de Jesus da morte para a vida, a sua ressurreição. Portanto, é um dia da maior importância à nossa fé. Não encontramos o Ressuscitado no sepulcro, mas na vida. Não encontramos o Ressuscitado enfaixado e paralisado pela morte, mas livre como a brisa da vida. Não “vemos” a Ressurreição contemplando os restos da morte; só podemos contemplar o Ressuscitado no mistério da vida. Com o coração agradecido faça silêncio para acolher a Palavra.

-Escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus capítulo 28, versículos 1 a 10:

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus,
bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo,
aquele que Jesus amava, e lhes disse:
"Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".
Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo.
Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro
e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão,
mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás,
e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão
e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas,
mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo.
Ele viu, e acreditou.
De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura,
segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

-A pedra que fora removida do túmulo de Jesus indicou a Maria Madalena uma novidade que seu coração buscava, uma novidade que espanta, enche o coração do desejo de procura: “Ele vive”. O caminho dela em direção ao túmulo é símbolo da coragem de atravessar o escuro da madrugada para ver resplandecer uma nova aurora em sua vida, pela força criadora da única Presença que tudo sustenta, tudo recria e enche de amor. A presença do Cristo Ressuscitado.

-É tempo de esvaziar sepulcros; é tempo de remover as pedras da entrada do seu coração que impedem a entrada da luz, da vida, da alegria. O que lhe impede de afastá-las? Quais são os sinais de ressurreição no seu interior e no cotidiano de sua vida?

-“De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos”, diz o evangelho de hoje. A Ressurreição é Vida nova e vida nova é capacidade de amar como Jesus amou; é “passar pela vida fazendo o bem”. Somos seres ressuscitados se vivemos os mesmos critérios e valores de Jesus, engajados em seu mesmo projeto. Diz Pe. Adroaldo Palaoro:

“A “vivência pascal” leva a querer algo mais. A “pedra pesada” da nossa impotência diante da dor, do fracasso e da morte, foi tirada pelo Mestre, que, nos chama pelo “nome” e nos desafia a viver como ressuscitados. Deixemo-nos iluminar, levemos a Luz da Ressurreição nas nossas pobres e frágeis mãos, iluminando os recantos do nosso cotidiano. Pois vida é um contínuo despedir-se e partir; é inútil permanecer junto ao túmulo. Porque o ausente “aqui” está presente na “Galileia”.”

-Fale com o Senhor sobre as dúvidas, o agradecimento, a esperança, a alegria, a perplexidade e os sentimentos que sente ao experienciar a sua Ressurreição e peça para que ele te ajude a viver sempre como ressuscitado.

-Hoje é o dia que o Senhor fez para nós! Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM.