8 de setembro, 4ª feira da 23ª Semana do Tempo Comum | Festa da Natividade de Nossa Senhora

Baixar áudio
- Hoje é dia 8 de setembro de 2021, quarta-feira, festa da natividade de Nossa Senhora.

- “José, não temas receber Maria”, essa é a mensagem de Deus para o esposo da jovenzinha Maria de Nazaré, solteira e grávida, desprotegida e sob o risco de ser condenada à morte por apedrejamento conforme indicava a lei. O medo não é bom conselheiro. Não foi bom conselheiro para José e também não é bom conselheiro para nenhum de nós. Foi preciso que Deus mesmo, representado por um anjo ou mensageiro, se revelasse a José anunciando-lhe uma mensagem de coragem. Peça ao Senhor a graça de reconhecer sua presença no caminho de sua vida, assim como José.

- Escutemos o Evangelho de Mateus, capítulo 1, versículos 1 a 16 e 18 a 23:

Leitura de Mt 1,1-16.18-23

Na bíblia, o número três indica a ação divina, aquilo que está feito e não pode ser voltado atrás. Catorze é o número de Davi, o mais importante rei de Israel de quem deveria nascer o salvador. Depois de uma extensa genealogia organizada em três séries de 14 nomes, para indicar que Jesus é o messias esperado, o novo Davi. Mateus relata o drama de José diante da gravidez de Maria, com quem havia selado uma aliança matrimonial. José está cheio de medo. Medo dos vizinhos; medo dos parentes; medo das más línguas; medo da fofoca. O que fazer diante do medo? Retroceder? Fugir? Não! Enfrentar o medo com coragem e amor, foi o que o mensageiro de Deus lhe ensinou: “Não tenhas medo, José!”. Converse com Deus sobre os medos que você experimenta nos caminhos de sua vida.

- Pense um pouco e reflita. José teve medo de receber Maria, frágil e desamparada pela lei. Você também tem medos? Medo de fazer a coisa certa por causa da crítica dos outros? Medo de arriscar a receber na sua vida o desamparado e frágil de nossa sociedade? Medo de estender a mão ao migrante, ao mendigo, ao morador de rua? Medo de acolher em seu coração os injustiçados deste mundo? Medo de tomar a defesa dos que são os descartáveis da sociedade?

“Não tenhas medo, José”. José passa do medo à coragem: coragem de defender a vida ameaçada pela maldade das autoridades e pela legislação religiosa. Não é possível passar do medo à coragem sem abrir os ouvidos para escutar a voz de Deus, que nos fala no íntimo do coração: “Não tenhas medo!”. Nesses tempos de pandemia e de tantos autoritarismos, mentiras e perversões da parte dos governantes do país, o medo nos acompanha ainda mais de perto. É hora de vencer o medo e esperançar. Rezemos com o poema Tenho medo (Mt 1,18-23) de Solange do Carmo.

Tenho medo, Senhor,
Medo de enfrentar a dor,
Medo de sofrer por amor.

Tenho medo, Deus amigo,
Da ameaça do inimigo,
Dos males e dos perigos.

Tenho medo de vacilar,
De esquecer o que é amar,
De parar de esperançar.

Tenho medo de defender
Os que a sociedade quer esconder,
Os que a maldade faz perecer.

Dai-me forças, meu Jesus,
Para caminhar na tua luz,
Enfrentando o medo que me seduz.

- Peça ao Deus de amor e bondade a coragem para vencer seus medos, especialmente o medo de ficar do lados dos pobres e fracos. E peça a graça de enfrentar o medo com a força do vosso Espírito, o mesmo Espírito que ajudou José a superar seus temores.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!