Você está em:

8 de abril, 2ª feira, solenidade da Anunciação do Senhor

Baixar áudio
-Hoje é dia 8 de abril, 2ª feira, solenidade da Anunciação do Senhor.

-Celebramos hoje a Anunciação do Senhor que não foi celebrado dia 25 de março por ser Semana Santa, nove meses antes do Natal. O anjo do Senhor aparece a Maria e anuncia que ela foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Diante de suas perguntas, o Anjo a tranquiliza, justificando que isso se dará por intermédio do Espírito. Maria, em uma atitude corajosa, coloca-se à disposição da vontade de Deus, em quem confia. Contemple a grandiosidade do mistério em que Deus se une, solidariamente, à nossa natureza humana nascendo de uma jovem.

- Abra os ouvidos e o coração para acolher trechos do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 1º, versículos 26 a 38.

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça!- O Senhor está contigo”. [...] “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.” [...] “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.”
-Deus escolhe Maria para ser a mãe do Salvador. A Anunciação do Senhor nos ajuda a refletir sobre todas as vezes em que o Senhor foi anunciado também a nós, em diversas situações de nossas vidas. A primeira vez em que ouvimos o Evangelho, a educação na fé que recebemos de nossos pais, amigos, familiares, na Catequese ou na comunidade de fé: todas essas foram situações em que o Senhor começou a ser gerado em nós, por intermédio do Espírito. Quando dizemos sim a Deus, o Espírito age em nós, o amor se irradia, a vida nova brota em nós e se estende para o mundo. Reflita sobre isso.

-Como podemos responder afirmativamente como Maria? Que coragem nos falta? Como podemos nos colocar a caminho e em serviço, assim como fez Maria, para que a presença de Jesus seja cada dia mais percebida ao nosso redor?

-Disse o anjo: “Não tenhas medo! Encontraste graça junto a Deus!”. Faça suas as palavras do canto “És, Maria, A Virgem Que Sabe Ouvir”:

És, Maria, a Virgem que sabe ouvir
E acolher com fé a santa palavra de Deus
Dizes sim e logo te tornas Mãe
Dás à luz depois o Cristo que vem nos remir

Virgem que sabe ouvir o que o Senhor te diz
Crendo gerastes quem te criou! Ó Maria, tu és feliz!

Contemplando o exemplo que tu nos dás
Nossa Igreja escuta, acolhe a Palavra com fé
E anuncia a todos, pois ela é pão que alimenta
É luz que a sombra da História desfaz

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pelas descobertas neste encontro com Sua Palavra. Peça a graça de sempre ouvir e acolher seu chamado.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH