Você está em:

7 de outubro, 2ª feira, Memória de Nossa Senhora do Rosário

Baixar áudio
- Hoje é dia 7 de outubro, 2ª feira, Memória de Nossa Senhora do Rosário.

- Celebramos a memória litúrgica de Nossa Senhora do Rosário, inclusive o mês de outubro é conhecido como o mês do Rosário, pois Nossa Senhora ensina que através da oração do rosário venceremos o mal. O mês de outubro é também conhecido como o mês missionário, pois Maria acompanha os missionários e, é através da oração e da companhia de Maria que se faz a missão.
Maria é a mulher da escuta atenta da Palavra, ao dizer seu sim a Deus. Peça ao Senhor a graça de ficar mais atento à visita de Deus em sua vida.

- Com o coração aberto, acolha o Evangelho de Lucas, Capitulo 1, versículos 26 a 38.
Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo,” Ela perturbou-se com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria a saudação. O anjo, então, disse: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.”Maria, então, perguntou ao anjo: “como acontecerá isso, se não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “ O Espírito Santo descerá sobre ti o Senhor , e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso aquele que vai nascer é santo e será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice: já está no sexto mês aquele que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível. Então Maria disse: “ Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a sua Palavra”. E o anjo saiu da sua presença.

-O anjo Gabriel é o enviado de Deus para ir até a casa de Maria, uma jovem simples que morava num pequeno vilarejo. A Palavra de Deus chega no ambiente do seu cotidiano, na sua vida concreta, na pequenez de Nazaré; não chega através de um texto, mas por meio de um mensageiro que dialoga com Maria. Nesta visita feita pelo anjo Maria procura saber o significado da saudação e da proposta que o Senhor lhe faz. Ela é realista, quer entender, não aceita qualquer aparição ou inspiração; ela tem consciência da importante missão que está recebendo, porém não se deixa conduzir sem olhar a sua condição de serva na certeza que a ação é de Deus, por isso diz o seu SIM. Peça ao Senhor que te ensine a dizer SIM ao seu chamado.

- Você tem estado atento (a) à visita de Deus em sua vida? Como tem sido o seu Sim ao que Deus lhe pede? Percebe que a ação é de Deus naquilo que muitas vezes você não se sente apto para realizar?

- “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, responde Maria ao anjo. Assim como Deus visita Maria através do anjo Gabriel, visita cada um de nós no lugar onde nos encontramos. Diz Santa Terezinha do Menino Jesus sobre o Rosário:

“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração”.

- Termina a sua oração agradecendo a Deus pelo sim de Maria que nos trouxe o Salvador e peça a graça de viver com alegria o sim que o Senhor lhe pede todos os dias.

- Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem.
Ícone Arquidiocese de BH