Você está em:

7 de abril, 6ª feira Santa, Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

Baixar áudio
- Hoje é dia 7 de abril, sexta-feira santa, Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

-Eis o dia do silêncio incompreensível, da morte que cala dentro de nós qualquer sussurro da Palavra oferente que se entrega na cruz por amor, na dor. Peça a Deus a graça de compreender Seu abandono, Sua entrega e Seu sofrimento na cruz por ti e por toda humanidade, para que te faças também um sacrifício de amor para os teus, silenciosamente.

-Escuta alguns versículos da Paixão do Senhor que está presente no Evangelho segundo João, capítulo 18, versículos 1 ao capítulo 19, versículo 42:

Naquele tempo, Jesus saiu com os discípulos para o outro lado da torrente do Cedron. Havia aí um jardim, onde ele entrou com os discípulos. Também Judas, o traidor conhecia o lugar... Judas levou consigo um destacamento de soldados... Os soldados prenderam Jesus e o amarraram... Conduziram-no primeiro a Anás, sumo sacerdote naquele ano... Simão Pedro e um outro discípulo seguiam Jesus... Anás enviou Jesus amarrado a Caifás... Novamente Pedro negou Jesus e na mesma hora, o galo cantou... De Caifás levaram Jesus ao palácio do governador... Pilatos disse a Jesus: “Tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei”... Pilatos mandou flagelar Jesus. Os soldados teceram uma coroa de espinhos e a colocaram na cabeça de Jesus. Vestiram-no com um manto vermelho... Os judeus gritavam: “Crucifica-o! Crucifica-o!”... Então Pilatos entregou Jesus para ser crucificado, e eles o levaram. Jesus tomou a cruz sobre si e saiu para o lugar chamado “Calvário”. Ali o crucificaram, com outros dois... Perto da cruz de Jesus estava de pé a sua mãe... Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que a Escritura se cumprisse até o fim, disse: “Tenho sede”... Amarraram numa vara uma esponja embebida de vinagre e levaram-na à boca de Jesus. Ele tomou o vinagre e disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

-A paixão de Jesus começou num jardim com um beijo de alguém que Ele escolheu para ser seu amigo. Muitas vezes também somos traídos por aqueles que amamos e pensamos que somos abandonados até mesmo por Deus. Converse com Deus sobre a necessidade de compreender os limites de quem está próximo de ti; não permitas que tuas frustrações com as pessoas te afaste da companhia de Deus.

-Sabes compreender e dar sentido ao teu sofrimento, tua dor? Tens a capacidade de esperar somente em Deus? Consegues acolher o silêncio de Deus em tua vida?

-“Tudo está consumado” disse Jesus. Com estas palavras reconhecemos a necessidade de tomarmos consciência da nossa missão de fidelidade ao projeto do Pai. Consumar a vida em Deus não é experimentar a solidão de quem é esquecido por todos no calvário da nossa existência. Mas, é abandonar-se nas mãos daquele que é a fonte da misericórdia até o último suspiro. Diz assim uma oração de Dom Bruno Forte:

Senhor Jesus,
Deus crucificado pela vida do mundo,
ajuda-nos a ouvir o silêncio eloquente da Tua paixão,
revelação do infinito Amor.
Faze que possamos reconhecer na Tua morte, no Teu abandono,
o dom Daquele que Te abandona.
E na força do Espírito,
divino Consolador da incomensurável dor na hora nona,
faze que saibamos abandonar-nos contigo nos braços do Pai,
para transformar a história da nossa dor e de todo o sofrimento humano
na história do amor que vence a morte. Amém. Assim seja!

-Termine tua oração pedindo a compreensão nos momentos em que te sentes abandonado. Enquanto esperas o tempo de Deus, oferece-te aos teus irmãos. Faça de tua vida uma entrega constante que revele o amor que Deus tem por Ti. Foi por amor que Ele morreu por ti e é para o amor que Ele sempre vive por ti.

-Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém!





Ícone Arquidiocese de BH