Você está em:

6 de setembro, 2ª feira da 23ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 6 de setembro, 23ª Semana do Tempo Comum

- “Levanta-te e fica aqui no meio!” Jesus sempre nos surpreende com sua atitude de acolhida aos desprezados e marginalizados. Em seu tempo as pessoas com deficiência eram vistas como pecadoras, como afastadas da bênção de Deus. Acreditava-se que ela ou alguém da família havia pecado gravemente, por isso a pessoa carregava a deficiência. Jesus, com um gesto de acolhida e misericórdia devolve a dignidade a quem estava marginalizado.
Agradeça ao Senhor o dom de sua vida, ela é um presente de Deus. Lembre-se das pessoas com deficiência, que sofrem marginalizadas e, em seu coração, acolha-as com carinho e solicitude fraterna...

- Com abertura interior, acolha o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 6, versículos 6 a 10:
- Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: “Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?” Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: “Estende a mão!” O homem assim o fez e a mão ficou curada.

- Por onde Jesus passa, Ele sempre promove o bem e edifica a justiça. Ora, não bastava curar aquele homem de sua deficiência. Era preciso alargar a compreensão da Lei de Deus. Eles estavam na sinagoga, lugar de encontro com Deus à luz de Sua Palavra. Mas os olhos estavam ainda fechados para a necessidade dos pobres e marginalizados. Por isso a pergunta de Jesus: no sábado, a Lei permite fazer o bem ou fazer o mal? Jesus deixa claro que a Lei, a religião, a prática de fé, só tem sentido se está a serviço da vida. Converse com Deus sobre o sentido da religião e da prática de fé em sua vida e coloque-se sempre na atitude de defesa e preservação da vida...

- Que atitudes que você tem realizado a serviço da vida? Que os atos de acolhida e solidariedade você tem praticado em relação aos mais sofridos?

- “Ele, porém, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!”. Hoje também nossa sociedade precisa mudar muito para que as pessoas com deficiência tenham vida digna e sem preconceitos.

Veja o que nos diz Dom Hélder Câmara:

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante.
Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada
de contribuir sempre mais e sempre melhor,
para a construção do Mundo.
Mais importante que escutar as palavras
é adivinhar as angústias,
sondar o mistério,
escutar o silêncio.
Feliz de quem entende que é preciso mudar muito
para ser sempre o mesmo.”

- Termine sua oração dando graças ao Senhor pela presença dele em sua vida. Acolha o convite de Deus que te chama para mais próximo d´Ele. Eleve a Deus seu pedido e também uma ação de graças...

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz. O Senhor nos abençoe e nos guarde hoje e sempre. Amém!


Ícone Arquidiocese de BH