Você está em:

6 de julho, 5ª feira, 13ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 6 de julho, quinta-feira da décima terceira semana do Tempo Comum

- O tempo do testemunho da presença de Deus é o hoje da nossa história. Caminhamos com o Senhor, vivendo a sua Palavra. É graça dele vivermos este dia. Peça a Deus a alegria de reconhecer a presença do Senhor em teu dia e a disposição em fazer a vontade dele em tuas ações.

-Escuta alguns versículos que estão presentes no Evangelho segundo Mateus, capítulo 9, versículos 1 a 8:

Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.

-A Palavra nos convida a reconhecer Jesus como o enviado do Pai para trazer a vida em plenitude. Converse com o Senhor sobre a necessidade de abrir o teu coração para reconhecer-te necessitado da vida que Ele quer te oferecer e experimentes o dom da companhia de Deus em teu caminho, nas dificuldades que te querem paralisar.

-Sabes reconhecer a graça do dom de Deus em tua vida? Sabes encontrar na prática do perdão o conforto para tua alma ou ainda vives paralisado pela dificuldade de exercer a misericórdia com você mesmo e com os outros?

-“Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” O perdão é libertador. Jesus nos ensina que o exercício da misericórdia não é um privilégio de Deus somente. Assim pensavam os mestres da Lei, seus adversários. Por isso, não eram livres para viver o amor de Deus entre os homens, não acreditavam em Jesus. Quem não perdoa, não vive a graça da leveza da caminhada, o caminho se torna pesado demais, o medo o controla e limitadas são suas capacidades de testemunhar a Palavra de Deus. Ouça um antigo Hino do Antifonário Beneditino intitulado ‘Liberta-nos da escuridão’:

Tu, Deus da luz, igual ao Pai,/
luz da qual nasce nossa luz,/
dia eterno, ouve nosso clamor/
que, da noite, ao céu se levanta./

Liberta-nos da escuridão,/
do medo da noite terrena,/
retira de nós a fadiga,/
que impede fazermos o bem./

Tu, Cristo, és a luz do mundo,/
o Deus da nossa confiança, /
e, na escuridão deste tempo,/
construímos em ti a esperança./

De todo coração louvamos/
a ti Cristo, Senhor da glória/
que, com o Pai e o Espírito, /
ama-nos para todo o sempre./

-Termine tua oração pedindo a graça de reconhecer a presença de Jesus em tua vida. Como luz que vence as trevas e derrota a escuridão em ti, experimente o dom da vida plena. Podes permanecer nele se for a tua vontade. Ele te dá a graça de superar as dificuldades em perdoar o teu próximo. Antes, ele te dá a graça de perdoar a ti mesmo. Coragem! Levanta e caminha livre em direção aos teus sonhos e que todos eles estejam em Cristo.

-Pai nosso que estais nos céus; santificado seja o vosso nome; venha nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade; assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dai-nos hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH