5 de março, 2º Domingo da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 5 de março, 2º Domingo da Quaresma.

-O evangelho de hoje apresenta Jesus que toma alguns de seus discípulos à parte para revelar-lhes algo importante: sua estreita relação com o Pai. O texto apresenta Jesus em diálogo com Moisés e Elias, portanto, no mesmo nível, como um grande profeta do Senhor. Porém, a relação de Jesus com Deus não é apenas de serviço, mas de filiação: “Este é o meu Filho amado”, diz o Senhor Deus. Assim, a identidade profunda de Jesus é revelada aos seus discípulos mais íntimos. Peça ao Senhor que também você não se esqueça de que é pelo batismo, filho ou filha amado(a) de Deus.

- Escuta o Evangelho Segundo Mateus, capítulo 17, versículo 1 a 9:

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão,
e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol
e as suas roupas ficaram brancas como a luz.
Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus.
Então Pedro tomou a palavra e disse:
"Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas:
uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias".
Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra.
E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!"
Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra.
Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos, e não tenhais medo".
Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.
Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes:
"Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".

- A raiz da mensagem do evangelho de hoje está em apresentar a Jesus como a presença de Deus entre os homens; por isso é preciso escutá-Lo. Sua humanidade levada à plenitude é Palavra definitiva. Escutar o Filho é transfigurar-se n’Ele e levar uma vida como a sua, ou seja, empapar-nos do “modo” como Ele humanamente viveu e sermos capazes de descobrir a voz de Deus no grito desesperado de cada um dos seres humanos que encontramos em nosso caminhar. Jesus continua se “transfigurando” na montanha interior de cada um.

- E a você? Quais experiências Deus tem dado a você? Que intimidades tem revelado? O apelo do Pai é que ouçamos a voz de seu filho. Como tem sido a sua escuta de Jesus?

-Disse Deus: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!". Quão fácil é cair na tentação de Pedro! Construir cabanas em um mundo sonhado, fora da realidade, para desfrutar de privilégios egoístas. É fácil seguir o Jesus glorioso, distanciando-se do fazer caminho com Ele junto aos mais sofridos. Diz Pe. Adroaldo Palaoro:

“Este é o desafio: “subir” para “descer”, descer aos duros vales da vida com a luz do evangelho e encontrar-se com a vida real, com os pobres e sofredores de turno; descer e sentar-se na planície, dialogar, compartilhar... para poder acompanhar e curar os que mais sofrem neste mundo, ajudando àqueles que perderam o horizonte de sentido em suas vida. A transfiguração não é a condição de um “iluminado”, mas a realidade de toda pessoa que se desapegou de seu ego, até o ponto de descentrar-se e abrir-se à realidade do outro.”

- Ser transfigurado é prolongar e fazer chegar a todos os mil gestos do amor de Deus que nos fazem descobrir irmãos. Termina sua oração pedindo ao Senhor que te ajude a ser sinal do seu amor todos os dias, sobretudo ajudando a dar pão para quem tem fome.

- Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja vosso nome, venha nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade, assim, na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.