Você está em:

4 de setembro, sábado da 22ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 04 de setembro, sábado, da 22ª Semana do Tempo Comum.

- “O Filho do Homem é Senhor do sábado’. Assim, Jesus nos revela sua grandeza e nos convida a viver seu ensinamento, que é o amor pela vida, defendendo-a em todo momento, não importando o dia ou a hora. Permanecer firme na Fé é por em prática os ensinamentos de Jesus e buscar saciar os mais diferentes tipos de fome e de sede de seus irmãos. Não devemos fundamentar nossa Fé apenas nas leis, mas, sobretudo, no amor ao próximo. O que Jesus nos ensina é que nenhuma lei, seja ela religiosa ou não, deve ser superior à vida. Peça ao Senhor que lhe mostre o essencial imprescindível na nossa Fé que é o amor compassivo para com o próximo.

- Escuta o Evangelho segundo Lucas, capítulo 6, versículos 1 a 5:

Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos arrancavam as espigas, debulhavam-nas com as mãos e comiam. Alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido no sábado?” Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros? Entrou na Casa de Deus, pegou e comeu os pães da oferenda que só os sacerdotes podem comer e os deu a seus companheiros”. E acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor do sábado”.

- Leis e regras existem para favorecer e defender a Vida, e não para oprimi-la. Se alguém tem fome, deve comer, não importa o dia ou a hora. Assim, Ele reforça o que já foi dito: uma lei ou religião que não atende às necessidades elementares da vida, não merece ser obedecida. Jesus burla a lei do sábado quando a questão é a defesa da vida. Converse com Deus e peça a Graça de amar a Vida, respeitando-a, promovendo-a, valorizando-a, pois é dom precioso de Deus.

- Você valoriza mais a lei do que a vida, quando a lei a oprime, ao invés de defende-la? Você deseja efetivamente e afetivamente promover e defender a vida, dom de Deus? O que faz para socorrer o próximo faminto?

- “O Filho do Homem é Senhor do sábado”, nos diz o evangelho de hoje. Como Jesus, saiba valorizar a vida, priorizando-a, pois ela está acima de toda e qualquer norma, lei que a oprime e a faça morrer. Priorizando o que é mais importante ouça o que diz Dalai Lama :
“Orar não é o mais importante. Importante é praticar a caridade e o amor, mesmo para uma pessoa que não seja religiosa.”

- Termine sua oração pedindo a Deus que o ajude a valorizar, defender a vida, socorrendo os irmãos necessitados e famintos que encontrar pelo caminho. Assim, seja testemunha da ação de Jesus em favor da vida, e da superação da fome, Ele que dissera: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

- Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome,
venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.
Ícone Arquidiocese de BH