31 de março, 5ª feira da 4ª semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 31 de março, quinta-feira da quarta semana da Quaresma.

- Prosseguimos em nosso caminho quaresmal, tempo de jejum, oração e conversão. No evangelho de hoje Jesus se dirige àqueles que não acreditam que Ele é o Filho de Deus. As obras de Jesus são gestos concretos que nos revelam que Ele é o Filho de Deus. Peça ao Senhor a graça de ter uma fé perseverante, deixando que Ele seja o único Senhor da sua vida.

- Escute o Evangelho de João capítulo 5, versículos de 31 a 47.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim,
e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro.
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.
Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano.
Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor.
Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
Vós examineis as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna.
No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens.
Mas eu sei: que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai,
e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros
e não buscais a glória que vem do único Deus?
Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa:
Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés,
também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu.
Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?'

- Nossa existência é marcada por muitas dúvidas, questionamentos e incertezas. A fé é um passo concreto para superar nossas dúvidas. Acreditar em Jesus é afirmar que mesmo tento muito motivos para duvidar, nós acreditamos. Pois em Jesus temos a plena revelação de Deus! Louvemos o Senhor pela vida, pela fé e por todo sinal de esperança.

- Onde se fundamentam as verdades de sua fé? A Palavra de Deus sustenta sua caminhada fé? Você é fiel discípulo missionário do Mestre Jesus, ou somente um admirador?

- “Eu vim em nome do meu Pai”, diz Jesus no evangelho de hoje. Acreditar nessa verdade nos devolve a esperança, confiemos no Senhor, neste mundo marcado por guerras, pela fome, pelo ódio. Confiemos no Senhor! Confiemos na vida! Assim diz o poema “O pão de cada dia” de Tiago de Mello:
Que o pão encontre na boca
o abraço de uma canção
construída no trabalho.
Não a fome fatigada
de um suor que corre em vão.
Que o pão do dia não chegue
sabendo a travo de luta
e a troféu de humilhação.
Que seja a bênção da flor
festivamente colhida
por quem deu ajuda ao chão.
Mais do que flor, seja fruto
que maduro se oferece,
sempre ao alcance da mão.
Da minha e da tua mão.
Faz escuro mas eu canto
Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vem ver comigo, companheiro,
a cor do mundo mudar.
Vale a pena não dormir para esperar
a cor do mundo mudar.
Já é madrugada,
vem o sol, quero alegria,
que é para esquecer o que eu sofria.
Quem sofre fica acordado
defendendo o coração.
Vamos juntos, multidão,
trabalhar pela alegria,
amanhã é um novo dia.

-Termina sua oração se colocando na presença do Senhor, no silêncio do seu coração. Deixe ressoar em seu ser esta Palavra de fé, vida e esperança. Que a graça do Senhor esteja sempre presente em sua vida e história.

- Envia teu Espírito Senhor e renova a face da Terra!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!