31 de julho, 4ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola

Baixar áudio
- Hoje é dia 31 de julho, 4ª feira, Memória de Santo Inácio de Loyola

– O Evangelho de hoje recolhe duas pequenas parábolas de Jesus: uma do tesouro e outra da pérola. Elas nos situam frente a uma experiência desencadeante de vida, frente à surpresa de Deus, e assim expõem e põem em marcha o caminho do Reino. Elas também nos situam diante da máxima riqueza e exigem, ao mesmo tempo, o maior desprendimento. Peça ao Senhor, por intercessão de Santo Inácio de Loyola, a coragem para discernir o que é realmente mais valioso para sua vida.

-Escuta o Evangelho segundo Mateus, capítulo 13, versículos 44 a 46:

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

-O que transforma os homens desta parábola não é o tesouro ou a pérola em si, mas a atitude e a decisão que tomam, atraídos por eles. É um tesouro e uma pérola que exigem uma transformação do antigo e conhecido passado para um novo e desconhecido futuro. Converse com Deus sobre tua capacidade de buscar os bens mais preciosos desta vida: os valores do Reino e a felicidade que é estar próximo do Senhor.

-Você já encontrou o seu tesouro, a sua verdadeira alegria? Qual é o seu maior amor?

- “Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.”. O agricultor e o comprador têm muito a nos ensinar. Arriscar tudo por causa do Reino de Deus é o que o Senhor espera de nós. Assume com coragem a busca por aquilo que realmente te traz a felicidade. Vai com alegria em busca dos teus projetos que só se realizam no tesouro mais valioso e na pérola mais preciosa que encontramos na vida: Deus e sua proposta de vida.

- Com Santo Inácio de Loyola, o homem que descobriu o verdadeiro tesouro da sua vida, rezemos:

Tomai, Senhor, e recebei
Toda a minha liberdade, a minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade
Tudo o que tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente, o vosso amor, vossa graça
Isto me basta, nada mais quero pedir.

-Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo;
como era no princípio, agora e sempre. Amém!