Você está em:

30 de setembro, 2ª Feira, Memória de São Jerônimo

Baixar áudio
- Hoje é dia 30 de setembro, 2ª Feira, Memória de São Jerônimo.

- No Evangelho de hoje Jesus chama seus discípulos à pratica da humildade. Ele vem explicando a eles que ele veio para dar sua vida por todos, mas o processo de conversão dos discípulos é lento. Hoje é dia de São Jerônimo, o homem que se dedicou e amou a Palavra de Deus. Peça ao Senhor a graça de reconhecer em Jesus o Messias que nos chama à conversão e nos ensina a importância do cuidado com o outro.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Lucas, Capítulo 9, versículos 46 a 50

Sabendo o que estava pensando, Jesus tomou uma criança, colocou-a perto de si e disse-lhes: “Quem recebe em meu nome esta criança, recebe a mim mesmo. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou. Com efeito, o que entre todos vós fôr o menor, esse é o maior”. Tomando a palavra, João disse: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. Jesus respondeu: “Não o proibais, pois quem não é contra vós é a vosso favor”

-O tema do evangelho é sobre “quem é o maior”. Os discípulos não prestam atenção aos ensinamentos de Jesus porque estão preocupados em disputar o primeiro lugar. Fazem-se de surdos às palavras de Jesus e cegos às suas atitudes. Ao apresentar a criança, Jesus faz um chamado para seus discípulos agirem conforme o agir de uma criança que não possuem maldades nem malícias. Esses são os valores do Reino que Jesus está implantando.

-Como você se sente diante das crianças? Como você convive com elas? Sente-se bem brincando com elas? Reconhece nelas o seu valor, assim como Jesus as valorizou diante dos seus discípulos? Acolhe-as com amor e verás o quanto és grande.

-“Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome, mas nós o proibimos, porque não anda conosco”. Jesus pedem a eles que não proíbam aos outros de fora a fazerem as coisas em seu nome. Pois quem não está contra vocês, está a favor de vocês. É um outro ensinamento de Jesus: a importância da tolerância com os de fora do grupo. Não se deve rejeitá-los, mas acolher bem e estabelecer comunhão com eles. Digamos ao Senhor:

“Que saibamos ser fraternos e não usar de violência.
Nós sabemos, Senhor, que a maldade e a violência oprimem os irmãos.
Para todos, Senhor Piedade! E escuta essa nossa oração.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Peça ao Senhor, por intercessão de São Jerônimo, que a Palavra de Deus seja sempre o sustento de sua vida. Peça também pela paz no mundo.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ícone Arquidiocese de BH