Você está em:

30 de março, Sábado Santo da Páscoa

Baixar áudio
– Hoje é 30 de março, sábado Santo da Páscoa.

- O Sábado Santo é um dia de penumbra: entre a sombra da Sexta-feira e a luz do Domingo. É o dia do luto e da possível boa notícia, da espera e da esperança. É o dia dedicado à solidão de Maria. É o dia em que Jesus “desce” à morada dos mortos, na obscuridade mais absoluta. Ali não há visão de Deus; por isso, a Escritura a chama “inferno”. Mas hoje temos a Vigília Pascal e o evangelho nos mostra que quem busca, encontra; as mulheres foram as primeiras que viram este instigante sinal: a grande pedra tinha sido removida e o túmulo estava vazio. Entraram no túmulo, entraram no mistério que Deus realizou com sua vigília de amor. Peça ao Senhor a graça de deixar a vida nova da Páscoa trazer a esperança e a confiança de volta a sua vida e ao mundo.

-Escute o Evangelho de Marcos, capítulo 16, versículos de 1 a 7

Quando passou o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé,
compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus.
E bem cedo, no primeiro dia da semana, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.
E diziam entre si:
"Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?"
Era uma pedra muito grande. Mas, quando olharam, viram que a pedra já tinha sido retirada.
Entraram, então, no túmulo e viram um jovem, sentado do lado direito, vestido de branco.
Mas o jovem lhes disse: "Não vos assusteis!
Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado? Ele ressuscitou. Não está aqui.
Vede o lugar onde o puseram. Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro
que ele irá à vossa frente, na Galileia. Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito."

-As mulheres buscaram Jesus no lugar equivocado, embora ali aprenderam uma lição inesquecível: é inútil buscá-lo no lugar da morte. Esse espaço está desabitado. O jovem de branco exclama: “Ressuscitou, não está aqui”. Para o evangelista Marcos, entorno da Galileia está o futuro do Evangelho. A partir desse lugar deve iniciar-se o novo caminho do seguimento. Na Galileia Ver a Jesus significa aprender a olhar como Ele olhava e a viver como Ele vivia, colocando a vida a serviço dos coxos, mancos, cegos, doentes, expulsos da sociedade... Ver a Jesus significa ver a partir de Jesus (como Ele faria hoje), as novas condições pessoais e sociais de um mundo que parece condenado à morte, como aquele em que Jesus viveu. Peça ao Senhor que te ajude a ver Jesus nas Galileias de hoje.

- A ressurreição de Jesus é realmente o fundamento de sua fé? Como ser presença “ressuscitada” no contexto atual onde imperam o “genocídio”, a guerra e a “cultura da morte”? Seu modo de ser e proceder é portador da paz pascal neste ambiente social e religioso carregado de tanto ódio?

- “Ele ressuscitou. Não está aqui”, nos diz o evangelho de hoje. Todos nós cristãos fomos ungidos com o óleo santo no batismo, fomos besuntados e massageados com um bálsamo. Por isso trazemos a força do perfume de Cristo, para sermos presenças diferenciadas em lugares que cheiram à morte e poder manifestar a beleza da vida cristã com a qualidade do nosso aroma. Uma bela música litúrgica diz assim:

EU CREIO NUM MUNDO NOVO POIS, CRISTO RESSUSCITOU!
EU VEJO SUA LUZ NO POVO, POR ISSO ALEGRE SOU.

NA MÃO QUE FOI ESTENDIDA, NO DOM DA LIBERTAÇÃO,
NASCENDO UMA NOVA VIDA, EU VEJO RESSURREIÇÃO!

NAS FLORES OFERECIDAS E QUANDO SE DÁ PERDÃO,
NAS DORES COMPADECIDAS, EU VEJO RESSURREIÇÃO!

- Peça ao Senhor da Vida que te ajude a viver a ressurreição. Apresente ao Senhor tudo o que em você precisa de ressurreição: suas dores, suas cruzes diárias, suas perdas... Peça que Ele vá transformando tudo em vida nova, em ressurreição.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. AMÉM.










Ícone Arquidiocese de BH