30 de junho, domingo, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos

Baixar áudio
- Hoje é dia 30 de junho, domingo, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos.

-Celebramos hoje a festa de duas grandes referências para a Igreja: São Pedro e São Paulo. Ambos, cada um com sua vida e missão, é inspiração de compromisso, amor e fidelidade com o anúncio da boa nova de Jesus. No Evangelho acompanhamos o questionamento de Jesus aos discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" e encarnando a palavra, é a cada um de nós que Jesus hoje questiona: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Peça ao Senhor a graça de se deixar conduzir pelo Espírito de amor do Pai, agir à sua maneira, reconhecer quem é Jesus e o seguir como verdadeiro(a) apóstolo(a).

-Escuta o Evangelho Segundo Mateus, Capítulo 16, versículos 13 a 19:

Naquele tempo,
Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos:
"Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"
Eles responderam:
"Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas".
Então Jesus lhes perguntou:
"E vós, quem dizeis que eu sou?"
Simão Pedro respondeu:
"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo".
Respondendo, Jesus lhe disse:
"Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu.
Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

– Jesus, após escutar o que as pessoas, que o conheceram e escutavam, diziam sobre Ele, quis ouvir também seus discípulos. A resposta de Pedro, é uma bonita e profunda profissão de fé, fruto da ação divina em sua vida: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Pedro é instrumento da revelação do Pai sobre a Jesus. Recebe a missão, o serviço de conduzir a Igreja de Jesus e a realiza com vigor, fidelidade e muito amor, conduzindo todos a Jesus, por meio do anúncio da boa nova. Ele se deixa transformar, lapidar por Jesus, “pedra” na qual se firma. Agradeça ao Senhor, por pertencer a sua Igreja e pela força do seu Espírito, participar da alegria de anunciar a vida, a mensagem de Jesus, contribuindo na construção de um mundo melhor.

-Quem é Jesus para as pessoas com as quais convive? Quem é Jesus para você? Ele é a rocha na qual sustenta sua vida? Tem clareza da missão que Jesus confia a você? A palavra do evangelho, que é palavra de Jesus mesmo, provoca transformação em sua vida?

– Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Ouça um fragmento da bonita reflexão do Pe. Adroaldo sobre a narrativa do evangelho de hoje:

“O olhar profundo de Jesus levará Pedro também a se conectar com seu ser mais profundo (aquilo que é mais sólido), com sua realidade mais verdadeira, com os desejos de seu coração ainda não configurados pelo amor [...].
...Começa para Pedro uma nova história, que já não será narrada por ele sozinho, mas em comunhão com Jesus, entre idas e vindas, fragilidades e fortalezas, tentativas no amor e fracassos...
Nas itinerâncias de Jesus, Pedro foi convidado a “fazer caminho com Ele”, começando pelo próprio interior; impactado pela ternura cuidadosa de Jesus em sua vida, Pedro irá sendo conduzido a descobrir-se, a ser cada vez mais consciente de si mesmo e adentrar-se por rotas novas de liberdade, de vida, de entrega...”

-Termina sua oração, lembrando o exemplo dos grandes apóstolos Pedro e Paulo, que se esvaziaram e se transformaram numa identidade centrada em Jesus. Peça ao Senhor, a graça de seguir Jesus com amor e continuamente crescer na intimidade com Ele, na sintonia e ir se deixando transformar em seu jeito de ser e agir.

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino,
seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do Mal.