Você está em:

30 de julho, 3ª feira, 17ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 30 de julho, 3ª feira, 17ª semana do Tempo Comum.

– A parábola do Joio e o trigo é explicada aos discípulos. Jesus é semeador da boa semente que é o trigo, apesar do semeador da erva daninha tentar interferir no plantio do trigo, plantando o joio. Peça a Deus a graça de não ceder às tentações e provocações.

-Escute o Evangelho de Mateus, capítulo 13, versículos 36 a 43:

Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa.
Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: "Explica-nos a parábola do joio!"
Jesus respondeu:
"Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo.
A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo.
A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos.
Como o joio é recolhido e queimado ao fogo,
assim também acontecerá no fim dos tempos:
o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino
todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal;
e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.
Quem tem ouvidos, ouça".

– Em mais uma parábola do Reino, Jesus aprofunda seu ensinamento aos discípulos. O “juízo final” é reconhecido biblicamente como o “Dia do Senhor”, ou seja, dia em que Deus julgará todas as nações, fará a colheita dos fins dos tempos, na qual separará os malfeitores dos justos. Os malfeitores são o joio e os justos, o trigo, situados no mesmo local, cultivados e regados por semeadores diferentes, sendo o diabo o do joio, e Jesus, o do trigo. O trigo e o joio estão presentes entre nós. Jesus ainda explica que, o mal está sempre no meio do bem, nos confundindo com o que é mais atraente, porém, devemos ter paciência e sabedoria para lidar com a maldade, em que muitas vezes se enraíza em nosso coração e sequer, sabemos. Entretanto, o joio não deve ser removido, e sim crescer, para que na hora da colheita a diferença seja notada. Devemos aguardar então, com tolerância e sem julgamentos, uma vez que, Deus é o único julgador, e só realizará a separação do bem e do mal, quando o dia chegar.

-Como ser paciente diante das injustiças deste mundo? O que o Senhor Jesus nos ensina diante do joio que cresce à nossa vista?

– “"Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo”, diz Jesus. Com os corações semeados com o amor de Jesus, passamos ser instrumentos do bem, de edificação do Reino. E como o trigo é semeado com muito amor, e de forma sábia, aguardemos a colheita de forma segura e sem julgamentos. Diz o Papa Francisco numa de suas catequeses:

“Não esqueçamos que a pressa e a impaciência são inimigas da vida espiritual. Porquê? Deus é amor, e quem ama não se cansa, não é irascível, não impõe ultimatos, Deus é paciente, Deus sabe esperar. Pensemos na história do Pai misericordioso, que espera o filho que saiu de casa: sofre com paciência, impaciente para o abraçar assim que o vê regressar; ou pensemos na parábola do trigo e do joio, com o Senhor que não tem pressa em extirpar o mal antes do tempo, para que nada se perca. A paciência faz-nos salvar tudo!”

– Termina sua oração pedindo ao Senhor pelos que não fazem o bem. Diga ao Senhor que você ajudará semear outros trigos, fazer a diferença na vida das pessoas, sendo testemunho do amor e da bonança.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.





Ícone Arquidiocese de BH