Você está em:

30 de dezembro, Sábado, 6º dia na Oitava de Natal

Baixar áudio
- Hoje é dia 30 de dezembro, Sábado, 6º dia na Oitava de Natal.

-Estavam ainda no templo a família de Nazaré para cumprir o que prescrevia a lei quando são percebidos por Ana, uma viúva já idosa que não saía do templo dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ela vê Simeão com o menino Jesus nos braços, o reconhece como o Salvador e começa imediatamente a anunciar que ele é o libertador esperado. Começa tua oração pedindo ao Senhor a graça de também anunciar que Jesus é o messias esperado.

-Escute o Evangelho segundo Lucas, versículos 22 a 35:

Naquele tempo, havia também uma profetisa, chamada Ana,
filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada
e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos.
Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações.
Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

- Chama-nos atenção a esperança que habitava o coração de Ana. Ao passar dia e noite oferecendo a Deus jejuns e orações, alimentava sua esperança naquele que estava por vir. Mesmo de idade avançada, não se cansava de esperar. Seu coração permanecia atento de tal forma que logo que avistara o Menino Jesus, notou, pela ação do Espírito Santo, que ali estava o Messias tão esperado. E nós repetimos muitas vezes que acreditamos em Jesus, mas logo esquecemos permitindo assim, que nossa esperança seja enfraquecida e caímos desta forma no desânimo. O evangelho de hoje convida-nos a renovar nossa esperança! É necessário, recordar dia e noite a presença de Jesus que se faz viva e real entre nós, que não nos abandona, que a Ele podemos recorrer sem medo e sem dúvidas.

- É na ação concreta que a Palavra de Deus toma forma em nossa vida. Ana sabia como alimentar a esperança de seu coração. E você, como tem feito isso? O que você pode fazer para ser como Ana, anunciador da Luz que é Jesus?

-“Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino
a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”, diz o evangelho. Diz o Papa Francisco:

“Olhando em redor, é fácil perder a esperança: muitas coisas que estão mal... Paira ainda a tentação do olhar mundano, que aniquila a esperança. Mas olhemos o Evangelho e vejamos Simeão e Ana: eram idosos, viviam sozinhos e, contudo, não tinham perdido a esperança, porque estavam em contato com o Senhor. Ana «não se afastava do templo, participando no culto noite e dia, com jejuns e orações» (2, 37). Aqui está o segredo: não se afastar do Senhor, fonte da esperança. Tornamo-nos cegos, se não fixarmos o olhar no Senhor todos os dias, se não O adorarmos”.


- Peça a Deus a graça de ser “cheia de graça” como Ana. Peça que te ajude a reconhecer a salvação que sempre chega e inesperadamente. Peça ao Senhor que te dê paciência para esperar, para não desistir e acreditar que Ele sempre vem em teu socorro.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era o princípio, agora e sempre. Amém!







Ícone Arquidiocese de BH