Você está em:

3 de setembro, 6ª feira da 22ª Semana do Tempo Comum | Memória de São Gregório Magno

Baixar áudio
- HOJE é DIA 3 DE SETEMBRO DE 2021, MEMÓRIA DE SÃO GREGÓRIO MAGNO.

- No evangelho de hoje Jesus se encontra mais uma vez entre os fariseus e escribas e é indagado sobre o motivo dos seus discípulos não jejuarem, enquanto os fariseus e discípulos de João assim procedem. Jesus responde afirmando que quando o noivo se encontra no meio de uma festa de casamento não há necessidade dos convidados jejuarem. Jesus conta uma parábola para mostrar que ele é o vinho novo. Peça ao Senhor a graça de perceber a novidade que é a presença dele na sua vida.

- Com fé e atenção escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas, capítulo 5, versículos 33 a 39.

- Naquele tempo Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus:
'Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem.'
Jesus, porém, lhes disse: 'Os convidados de um casamento podem fazer jejum
enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.'
Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 'Ninguém tira retalho de roupa nova
para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova,
e o retalho novo não combinará com a roupa velha.
Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo
arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem.
Vinho novo deve ser colocado em odres novos.
E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo;
porque diz: o velho é melhor.'

- Ao ser questionado pelos fariseus sobre o porquê os seus discípulos não jejuam, Jesus responde, com uma pergunta: “os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?” Notemos que Jesus fala de um casamento e da presença do noivo junto aos seus convidados. Jesus é o noivo e todos são convidados para a festa. Jesus é o vinho novo, isto é a alegria verdadeira, de um sabor sem igual. Peça ao Senhor para que alegria do Evangelho habite seu coração.

- Acolha o que a Palavra de Deus oferece a você neste dia. O que você precisa fazer para que a alegria e novidade do Evangelho habite seus pensamentos, sentimentos e ações?

- “OS CONVIDADOS DE UM CASAMENTO PODEM FAZER JEJUM ENQUANTO O NOIVO ESTÁ COM ELES?” Jesus é o noivo e, portanto, aquele que oferece uma alegria interior que jamais passará. Seu modo de ser e viver nos ensina cultivar a ternura, a alegria, a esperança, a misericórdia. O poema de Cora Coralina nos diz:
“... Nada tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que conforta. Silencio que respeita, alegria que contagia...amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo. É o que dá sentido à vida...” (Saber Viver – de Cora Coralina)

- Jesus é o vinho novo, a palavra inspiradora de Deus Pai entre nós. Peça ao Senhor que esse vinho novo que é Jesus, seja fonte de alegria, esperança e te conduza a uma vida sempre mais comprometida com o seu Reino.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH