Você está em:

29 de setembro, 26º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 29 de setembro, 26º domingo do tempo comum.

– João procura Jesus para dizer que viram um homem expulsando demônios em nome dele, mas, por não pertencer ao grupo dos apóstolos, eles o proibiram de agir. Expulsar demônios significa fazer o bem, ajudar outros a se libertar de situações de opressão. Quem faz isso, mesmo que não seja uma pessoa que professe a fé cristã, é uma pessoa de Deus. Desse modo, Jesus fica aborrecido com tal procedimento e repreende João, pois o bem pode e deve ser feito por qualquer um. Ninguém deve proibir outros de fazer o bem. Agradeça a Deus por tantas pessoas que, independentemente de credo religioso fazem o bem aos outros.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 9, versículos 38 a 43, 45, 47 a 48

Naquele tempo, João disse a Jesus: "Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue". Jesus disse:
"Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor. Em verdade eu vos digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. Se tua mão te leva a pecar, corta--a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'".

– Todos podem e devem fazer o bem, e ninguém deveria ficar enciumado porque outros estão fazendo o bem. Qualquer boa ação, por menor que seja, é bem-vinda. Até mesmo um copo d’água dado de coração a quem tem sede significa um grande gesto diante de Deus, e a pessoa não ficará sem recompensa. O que desagrada a Deus não são as boas ações, mas sim os escândalos que muitos praticam em nome dele, com os pequenos e indefesos. Isso sim deve ser coibido, combatido, denunciado. O verdadeiro profeta se alegra quando outros fazem o bem, não importando como, quando nem onde. Regozija quando denunciam quem maltrata ou escandaliza os pequenos. Esses tipos de males devem ser cortados pela raiz, mostra o evangelho. Converse com Deus sobre sua postura de serviço aos irmãos, não dando oportunidade ao ciúme para com quem faz tanto quanto você.

– Você busca cotidianamente amar e servir aos irmãos, fazendo o bem? Você tem ciúmes daqueles(as) que igualmente fazem o bem como você? Você procura cortar o mal pela raiz, evitando escândalos?

– “... Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome, poderá logo depois falar mal de mim.” Devemos respeitar e acolher a todos que fazem o bem, trabalhando por um mundo melhor, sem ciúmes e competição. Diz o poema, “O Bem é Livre” de autor desconhecido.

Fazer o bem é leve, é voo sereno,
É dar sem esperar, sem preço, sem peso,
Não há lugar para o ciúme pequeno,
Na alma que é grande, no amor sem segredo.
É gesto que corre, que flui, que se entrega,
Sem ver quem recebe, sem busca de prêmio,
O bem é raiz que ao amor se apega,
Floresce no vento, no chão, sem remédio.
O ciúme é grade, prende o coração,
Mas quem faz o bem conhece a razão:
Que o amor é livre, que a luz é semente,
E quanto mais doa, mais cresce, mais sente.

- Termina sua oração pedindo ao Senhor que lhe dê a graça de sempre fazer o bem sem competição ou ciúmes e sim por amor, cortando todo mal pela raiz, a fim de evitar todo e qualquer escândalo.

– “SENHOR te abençoe e te guarde.
O SENHOR faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê a paz.”




Ícone Arquidiocese de BH