29 de maio, 4ª Feira, 8ª Semana do Tempo Comum

Baixar áudio
– Hoje é dia 29 de maio, 4ª Feira da 8ª Semana do Tempo Comum.

– Reflitamos sobre o amor que devemos ter uns para com os outros, sem ambições, inveja ou rivalidades. Entre irmãos não deve ser assim. Por isso não podemos realizar ações que provoquem discórdias entre nós. Jesus está seguindo para Jerusalém com os seus discípulos. Jesus ensina seus discípulos sobre os desafios do seguimento: zombarias, humilhações, perseguição, denúncia, condenação, tortura e morte. Porém, no fim de tudo, os que perseverarem sairão vitoriosos. Há os indiferentes a tudo isso que estão preocupados com seus próprios interesses. Peça ao Senhor que lhe ajude a segui-lo por amor a Ele e ao Reinado.

– Escute o Evangelho Segundo Marcos, Capítulo 10, versículos 32 a 45.

Naquele tempo, os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém.
Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados,
e aqueles que iam atrás estavam com medo.
Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes
o que estava para acontecer com ele:
"Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. Vão zombar dele, cuspir nele,
vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará".
Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram:
"Mestre, queremos que faças por nós o que vamos pedir".
Ele perguntou: "O que quereis que eu vos faça?"
Eles responderam:
"Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!"
Jesus então lhes disse:
"Vós não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?
Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?"
Eles responderam: "Podemos".
E ele lhes disse:
"Vós bebereis o cálice que eu devo beber, e sereis batizados com o batismo
com que eu devo ser batizado. Mas não depende de mim conceder
o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado".
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João. Jesus os chamou e disse:
"Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam.
Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande, seja vosso servo;
e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos.
Porque o Filho do Homem não veio para ser servido,
mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos".

– A atitude dos dois discípulos provoca certa revolta entre os demais, que ficam indignados com tal pedido. Diante disso, Jesus lhes ensina o verdadeiro sentido de segui-lo: quem quiser ser grande, ter lugar de destaque, ser reconhecido por Deus, seja o servo de todos, esteja sempre a serviço dos irmãos, não reproduza o modelo desse mundo, onde os grandes oprimem os pequenos. Tenha como modelo o próprio Jesus, que veio para servir e não ser servido. Quem disputa lugares de destaque na Igreja mostra que não entendeu o espírito cristão, pois estar nela por interesses de cargos, visibilidade e prestígios, reproduzindo modelos do mundo profano, não condiz com a missão de discípulos e discípulas. A Igreja existe para servir e quem dela faz parte deve estar a serviço. Converse com Deus sobre suas atitudes diante da proposta de Jesus de servir a Deus e aos irmãos.

– Quais são suas intenções na vida da comunidade cristã e no seguimento de Jesus? Você tem consciência e clareza no que significa ser cristão(a) fiel à causa de Jesus, servidor por excelência do Pai e do seu reinado de amor universal? Você procura ser um servidor, uma servidora, contribuindo eficazmente para evidência do reinado de Jesus na história de cada dia?

– “... Quem quiser ser o maior, no meio de vós, seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro, no meio de vós, seja o servo de todos ...” , que o Senhor ajude com sua graça a você ser servidor(a) a exemplo de Jesus, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida por todos(as). Um trecho do hino da Campanha da Fraternidade 2015 diz assim:
O meu mandamento é antigo e tão novo:

Amar e servir como faço a vocês.
Sou mestre que escuta e cuida seu povo,
Um Deus que se inclina e que lava seus pés
As chagas do ódio e da intolerância
Se curam com o óleo do amor-compaixão.
Na luz do Evangelho, acende a esperança.
Vem! Calça as sandálias, assume a missão!

– Termina sua oração pedindo ao Senhor que faça de você um grande servidor do evangelho, do reinado, vivendo como Jesus a serviço da vida, para que todos tenham vida e a tenham em abundância.

– O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE. O SENHOR FAÇA BRILHAR SOBRE TI A
SUA FACE E TE SEJA PROPÍCIO. O SENHOR VOLTE PARA TI O SEU ROSTO E TE DÊ A PAZ.