Você está em:

29 de janeiro, 4º Domingo do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 29 de janeiro, 4º Domingo do Tempo Comum

-Ser discípulo de Jesus é aprender dele a como viver segundo a vontade do Pai, no amor e na comunhão. Acolhendo sua Palavra, vamos vivendo cada vez mais seus discípulos, colocando nossa vida a serviço do Reino de fraternidade e justiça. Coloque-se diante do Senhor, a fim de que, seguindo sua Palavra, acolha sua vontade com alegria e disposição!

-Escuta o Evangelho de Mateus, Capítulo 5, versículos de 1 a 12a:
Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".

-No Evangelho de hoje, Jesus nos traz uma bela síntese do que é ser um discípulo do Reino: em primeiro lugar, ele nos ensina que felizes são os pobres em espírito, pois é deles o Reino dos Céus. Este é um convite à confiança em Deus: colocar nele toda a nossa esperança, pois apenas nele temos um amor tão profundo capaz de nos salvar de tantos males que tornam indignas a vida. A verdadeira felicidade está em colocar nossa confiança, que se desdobra em serviço, no Reino de Deus, como esperança de um novo jeito de viver. Peça ao Senhor a graça de crescer espiritualmente no discipulado do Reino, com a confiança e esperança que só os pobres em espírito têm!

-De que maneiras você vê como possível tornar-se discípulo/a de Jesus Cristo e de seu Reino, com mais confiança e esperança, com frutos de serviço em favor dos irmãos e irmãs?

-“Alegrai-vos e exultai” é o convite que o Evangelho nos faz, como verdadeiro modo de viver dos discípulos e discípulas do Reino. Viver como discípulos e discípulas, que confiam no seu Senhor, é não adiar o amor, como nos inspira o poema de Antonio Ramos Rosa:

"Não posso adiar o amor para outro século
não posso
ainda que o grito sufoque na garganta
ainda que o ódio estale e crepite e arda
sob montanhas cinzentas
e montanhas cinzentas
Não posso adiar este abraço
que é uma arma de dois gumes
amor e ódio

Não posso adiar
ainda que a noite pese séculos sobre as costas
e a aurora indecisa demore
não posso adiar para outro século a minha vida
nem o meu amor
nem o meu grito de libertação
Não posso adiar o coração."

-Coloque-se diante do Senhor, em posição de discípulo que ora em comunhão, e se ofereça ao discipulado do Reino, em confiança!

-Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.





Ícone Arquidiocese de BH