29 de abril, 2ª feira, Memória de Santa Catarina de Sena

Baixar áudio
- Hoje é dia 29 de abril, 2ª feira, Memória de Santa Catarina de Sena.

-Na narrativa do Evangelho de hoje, o evangelista João nos chama atenção para o valor dos mandamentos em nossas vidas. Jesus disse que se cumprirmos seus mandamentos demonstraremos o nosso amor por ele. E qual é o mandamento que Jesus disse? “Assim como eu amei vocês, que vocês se amem uns aos outros”. Peça ao Senhor a graça de ser amado por Jesus através das suas ações junto ao próximo.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo João, Capítulo 14, versículos de 21 a 26 :

“Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Quem acolhe os meus mandamentos e os observa, este é quem me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele. Judas, não o Iscariotes, perguntou-lhe: Senhor, como se explica que tu te manifestarás a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos a nossa morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras. E a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou. Eu vos tenho falado dessas coisas, estando ainda convosco. Ora o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.”

- Através do ato de amor ao próximo, o cristão torna concreto o seu amor a Cristo. Nesse sentido, o amor precisa ser demonstrado, visível ao outro, um amor que expande de dentro para fora, sai do coração para as realizações de ações concretas. O amor de Deus precede e está na origem de todas as coisas; está na origem da encarnação do Filho Único de Deus que aceitou viver esse amor até o fim. Aceitou viver a paixão e a morte numa cruz. Essa força do amor de Deus repercute a vida do cristão. O amor é um modo de viver. Amar Jesus é acolher e viver sua palavra.
Peça ao Senhor que lhe dê a possibilidade de realizar boas ações que demonstre o verdadeiro amor recebido de Deus e repassado ao outro.

- “Quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Na dinâmica do amor, a pessoa amplia seu raio de relacionamentos: É amado por Jesus e pelo Pai, que nela vem fazer morada. Se não ama a Jesus, não ama sua palavra e ocorre o fechamento do ser humano ao Deus revelado em Jesus Cristo. Com esse fechamento, o mundo não é capaz de reconhecer a manifestação de Deus. O Espírito Santo, enviado pelo Pai, fará da Igreja e de cada fiel “Templos do Espírito” e os ajudará a cumprir todas as coisas que Jesus ensinou. Diz um refrão meditativo:
Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou.
É fiel, é fiel. Fiel é aquele que vos chamou.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois o Espírito Santo, enviado pelo Pai, nos ajudará a compreender o sentido de todas as coisas e cumprir a missão a nós confiada.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.