Você está em:

28 de setembro, 4ª feira, 26º semana do Tempo Comum

Baixar áudio
-Hoje é dia 28 de setembro, 4ª feira, 26º semana do Tempo Comum.

- É muito fácil esquecer quem somos e para onde vamos. Em determinadas alturas das nossas vidas é tudo muito claro. O casal jovem no altar, o padre recém ordenado, o jovem sagaz que se dirige à primeira aula na Faculdade de Direito: todos sabem para onde vão; sabem que haverá um preço a pagar e estão prontos a pagá-lo. É tudo muito claro e muito simples. É então que o tempo passa e o preço começa a ser pago – e pago, e pago! E o que recebem em troca não é tão perfeito e sólido como haviam esperado. É sobre isso que fala Jesus no evangelho de hoje. Peça ao Senhor o dom do discernimento e começa assim tua oração.

-Escute o Evangelho segundo Lucas, capítulo 9, versículos 57 a 62:

Naquele tempo, enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam,
alguém na estrada disse a Jesus:
"Eu te seguirei para onde quer que fores".
Jesus lhe respondeu:
"As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem
não tem onde repousar a cabeça".
Jesus disse a outro: "Segue-me".
Este respondeu: "Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai".
Jesus respondeu:
"Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus".
Um outro ainda lhe disse: "Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro
despedir-me dos meus familiares".
Jesus, porém, respondeu-lhe:
"Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus".

-Jesus compreendeu muito bem esta dimensão da nossa experiência humana, este cansaço a meio do caminho que nos tenta a olhar para trás em vez de olhar para a frente, que nos impede de ver as novas e mais profundas alegrias e possibilidades que estão ao nosso alcance aqui e agora, este abatimento a meio do trajeto que nos tenta a desistir, a abandonar o nosso “arado” e ir embora. Sustentar esta inclinação e avançar sem olhar para trás exige abandonar muitas coisas – algumas muito boas, outras de que já não precisamos. Essa renúncia pode ser dolorosa mas pode dar espaço a algo mais, a algo melhor. Peça ao Senhor que te ajude a sempre olhar para frente sem medo do novo que virá...

-O que você precisa deixar para trás? Que decisões precisa tomar para ser melhor?

-Disse Jesus "Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o Reino de Deus". Como qualquer bom pai, Deus quer nos ver crescer grandes e fortes, em especial interiormente. E quer-nos ver felizes. O que acontecerá se nos lembrarmos para onde nos dirigirmos e quais os motivos que nos levaram a optar pelas nossas prioridades centrais. O que acontecerá se deixarmos que Deus tome a nossa mão enquanto caminhamos com Ele. Como diz o Pe. Dennis Clark:

“Não olhe para trás. Isso só o deixará imóvel no mesmo lugar e tornará o seu interior mais amargurado. Decida-se antes por olhar para a frente e mais profundamente. Ficará surpreendido com o que espera por ti!”

- Termina tua oração dando graças ao Senhor Jesus pela sua vida e peça a Ele uma grande vontade, coragem e determinação para seguir seus passos, transformando sua vida por dentro.

- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH