Você está em:

28 de outubro, segunda-feira, Festa dos Santos Apóstolos Simão e Judas

Baixar áudio
- Hoje é dia 28 de outubro, segunda-feira, Festa dos Santos Apóstolos Simão e Judas.

– “Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus”. Assim se inicia o Evangelho de hoje, com a essencial e bela atitude de amor: Orar. Jesus foi à montanha e passa a noite em oração. A oração é uma ação fundamental na vida de cada pessoa que aceita o chamado de Jesus para com Ele caminhar, contudo é também uma tarefa difícil. Não se trata de repetir palavras mecanicamente, mas estar em sintonia, em diálogo com Deus. Por meio escuta, da contemplação, da degustação do amor que orienta, que acolhe e ajuda a discernir o caminho da vida conforme o projeto de Deus. Agradeça ao Senhor, a alegria de ser sempre aprendiz na arte de escutar, de falar, de O contemplar e, especialmente de se deixar ver por Ele.

-Escuta o Evangelho Segundo Lucas, Capítulo 6, versículos 12 a 19:

"Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.
Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano.
Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças.
E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados.
A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos”.

– A profunda comunhão de Jesus com o Pai, inspira o olhar e a ação de Jesus em dois grandes e significativos grupos:
Primeiro, Ele chama e escolhe os 12 entre os discípulos e lhe dá o nome de apóstolos, ou seja, enviados. Cada um com seu jeito e limitações próprias, foram gradativamente se deixando capacitar por Jesus. Assim, junto a outros discípulos que o acompanharam, após sua morte e ressurreição continuaram a missão de anunciar a sua Boa Nova. Os nomes, identificavam a cada um, não só como pessoa e apóstolo, mas também a identidade vinda dos patriarcas.
Depois, ao descer da montanha Jesus encontra muitas pessoas de diferentes lugares e necessidades, todos desejando buscar n’Ele a força vital que cada um necessitava. Revigorado pela beleza e força da oração e sintonia com o Pai, Jesus ouve, acolhe, cura a todos com a força da Sua presença transformadora. Agradeça ao Senhor, a alegria por ser você também, uma pessoa que Ele escolhe e chama para ajudar a levar a força da vida que de Jesus provém.

- Tem dedicado um tempo do seu dia para, em oração, estar em sintonia, dialogar com o Senhor? Como Jesus, você também se coloca em oração, para discernir as atitudes que precisa realizar no dia a dia? Tem respondido ao chamado de Jesus para segui-lo? Você tem sido fonte da força que vem de Jesus, para quem precisa?

– “Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus”, nos diz o evangelho. Orar é escutar, é apresentar ao Senhor a vida, buscar a força de “Ser” uma pessoa cada dia mais próxima ao jeito mesmo de Jesus e assim, como Ele pode acolher e fortalecer quem se sente atormentado. Ouça um fragmento da música: “Onde Deus possa me ouvir”, do compositor Vander Lee:

Sabe o que eu queria agora, meu bem?
Sair, chegar lá fora e encontrar alguém
Que não me dissesse nada
Não me perguntasse nada também.

Que me oferecesse um colo, um ombro
Onde eu desaguasse todo desengano
Mas, a vida anda louca
As pessoas andam tristes
Meus amigos são amigos de ninguém.

Sabe o que eu mais quero agora, meu amor?
Morar no interior do meu interior
Pra entender por que se agridem
Se empurram pro abismo
Se debatem, se combatem sem saber

Meu amor
Deixa eu chorar até cansar
Me leve pra qualquer lugar
Aonde Deus possa me ouvir

- Termina sua oração pedindo ao Senhor, neste dia da festa de São Simão e São Judas, que você seja força e luz, ajudando nossa Igreja não cessar de crescer, acolhendo com amor a todos, especialmente os mais necessitados.

-Onde estiver, Deus te guarde. Onde andar, Deus te guie!
O que decidir. Deus te ilumine! E por toda a vida... Deus te proteja e te abençoe!
Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém!

Ícone Arquidiocese de BH