Você está em:

28 de março, 5ª feira, Semana Santa

Baixar áudio
-Hoje é 28 de março, Quinta Feira Santa.

-Jesus sente que sua “hora” se aproxima, reúne os seus discípulos e manifesta-lhes o último desejo com um gesto que marcará para sempre a história da humanidade: o “lava-pés”. O evangelho de João nos diz que Jesus realizou o “lava-pés” durante a ceia. Todas as refeições tinham o “lava-mãos”. Algumas ceias especiais tinham o “lava-pés” no início como sinal de acolhida e de hospitalidade. Jesus realiza seu gesto enquanto a refeição está acontecendo. Peça ao Senhor que te ajude a sempre amar e servir.

-Escuta o evangelho de João, capítulo 13, versículos de 1 a 15:

Antes da festa da Páscoa, Jesus sabendo que chegara a hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Iniciou-se a ceia, e o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes o propósito de traí-lo. Jesus sabendo que o Pai tinha entregue tudo em suas mãos e que saíra de junto de Deus e para Deus voltava, levantou-se da ceia, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a à cintura. Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos, e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura. Chegou assim a Pedro que lhe dizia: “Senhor, tu me lavas os pés?”. Jesus respondeu: “Agora não entendes o que eu faço; mais tarde o compreenderás”. Pedro disse: “Nunca me lavarás os pés!”
Jesus, porém, respondeu: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: “Senhor, lava-me não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça”. Jesus respondeu: “Quem tomou banho, não precisa lavar as mãos e os pés, pois está todo limpo. Vós também estais limpos, mas não todos”. Com efeito, bem sabia quem o haveria de trair, por isso disse:“Nem todos estais limpos”.
Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se à mesa e perguntou-lhes:
Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque eu o sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que também vós façais assim como eu vos fiz.”

-Jesus quis ensinar que os seus seguidores e os cristãos são chamados a servir como ele fez durante toda a sua vida. E no final realizou o gesto do lava-pés durante a instituição da Ceia. Jesus os faz lembrar que Ele é Senhor e Mestre, porém, de modo bem diferente do que se via. Ele, ao invés de ser servido, toma a iniciativa de servir os seus, lavando seus pés. Seguindo seu exemplo, os discípulos devem fazer a mesma coisa: servir uns aos outros! Entregue você também “seus pés” e tudo aquilo que precisa ser lavado de forma compassiva pelo Mestre Jesus. Talvez você se sinta constrangido como Pedro, mas no final, permita que Ele aja em sua vida.

- Você, serve a todos os que te pedem ajuda? Você o faz com alegria e generosidade como o fez Jesus?

-“Tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim”, nos diz o evangelho. O Pe. Adroaldo Palaoro nos lembra:

“Não é possível amar a Deus, isto é, amar a generosidade, a entrega, a solidariedade, a compaixão, a misericórdia, e ao mesmo tempo amar o poder, a acumulação de riquezas que é base de toda injustiça e de todo desamor: fome, violência, exclusão, exploração... A fraternidade, a vida em comum se medem pelo amor, por atos e gestos de doação, de perdão, por vivências de comunhão, por experiências de partilha do mesmo ser, da mesma vida, da entrega mútua...”

-Termina sua oração pedindo ao Senhor um coração manso e humilde, capaz de servir com e por amor seus irmãos, sobretudo aqueles que estão mais próximos de você.

-Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.




Ícone Arquidiocese de BH