28 de março, 2ª feira da 4ª semana da Quaresma

Baixar áudio
- Hoje é dia 28 de março, segunda-feira da quarta semana do Tempo da Quaresma.

- Muitas vezes buscamos Jesus apenas para receber os benefícios que Ele pode nos dar através de seus gestos de cura, mas não estamos dispostos à conversão nem a acolhermos a proposta do Reino que Ele veio trazer. Embora conheça essas nossas frágeis intenções, Jesus não deixa de nos dar uma palavra que transforma as situações mais difíceis, como fez com um pai, cujo filho estava morrendo. As maravilhas de Deus em nossas vidas nos conduzem à fé nele e não para nos fixar nas graças recebidas. Peçamos ao Senhor a graça de reconhecer os sinais dele em nossas vidas e acreditar nele.

- Com disposição interna, escute o Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 4, versículos 43 a 54.

Naquele tempo: Jesus partiu da Samaria para a Galileia. O próprio Jesus tinha declarado,
que um profeta não é honrado na sua própria terra. Quando então chegou à Galileia,
os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito
em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa.
Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente.
Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judéia para a Galileia.
Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: 'Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais.'
O funcionário do rei disse: 'Senhor, desce, antes que meu filho morra!'
Jesus lhe disse: 'Podes ir, teu filho está vivo.'
O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Cafarnaum,
seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo.
O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado.
Eles responderam: 'A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde'.
O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito:
'Teu filho está vivo'. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família.
Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

- Precisamos acolher a Palavra do Senhor e realizar o que ela propõe. Aquele homem voltou para encontrar seu filho, movido para confiança na Palavra de vida pronunciada por Jesus. E ao constatar que aquela Palavra se tornou realidade na vida de seu filho, o pai e toda a sua família acolheram a fé. A Palavra de Deus é viva e eficaz, precisamos nos colocar a caminho, a partir de suas indicações e acolher a fé com alegria. Coloque-se diante do Senhor com suas angústias e aflições e peça para que ele aja gerando vida nova em você.

- Quais os sinais de Deus você percebe no cotidiano de sua vida? Que você tem a pedir ao Senhor?

- “Então, ele passou a crer, ele e toda sua família” diz o evangelho. O Senhor nos mostra que, além de sinais e prodígios, tem muito mais a oferecer, tem um caminho que conduzirá à vida eterna. Precisamos buscá-lo pelo que Ele é e não apenas pelo que Ele faz. Observe este trecho da canção “Amor de índio”, de Beto Guedes:

Tudo que move é sagrado
E remove as montanhas com tudo cuidado, meu amor
Enquanto a chama arder, todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado
Com o arco da promessa no azul pintado pra durar
A abelha fazendo o mel
Vale o tempo que não voou
Uma estrela caiu do céu
O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu
De sentir seu calor e ser todo
Todo dia é de viver
para ser o que for
e ser tudo

-Termine sua oração dando graças ao Senhor por tantos sinais em sua vida e pela fé presente em você. Sua história é repleta das maravilhas de Deus.

- Gloria ao Pai, o Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre Amém!