Você está em:

28 de junho, 6ª feira, Memória de Santo Irineu, bispo e mártir

Baixar áudio
-Hoje é dia 28 de junho, 6ª feira, Memória de Santo Irineu, bispo e mártir.

-No Evangelho de hoje Jesus vence a exclusão mais radical: a cura de um leproso. Com sua cura e purificação, agora ele pode retornar ao convivo social. Peça ao Senhor a graça de acolher os ensinamentos de Jesus e realizar ações que promova o bem para os outros.

- Deixe o coração aberto para escutar e acolher as palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 8, versículos 1-4.

Jesus disse: Quando Jesus desceu da montanha, seguiram-no grandes multidões. Aproximou-se um leproso, que se prostou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, pode purificar-me”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fique purificado”. E, imediatamente, ficou purificado de sua lepra. Então Jesus disse: “Olhe, não fale nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés, para que lhes sirva de testemunho”.

-O leproso, ao aproximar-se de Jesus e pedir a cura, diz: se queres... Esta é uma demonstração de que a cura acontece segundo a vontade do Senhor Jesus e não do leproso. Ele reconhece em Jesus algo divino, por isso poderia curá-lo. O evangelho apresenta Jesus manifestando seu poder sobre todo o mal, principalmente a doença. Jesus pede discrição, pois queria que as pessoas viessem até ele por amor e não por buscas de benefícios. Peça ao Senhor sabedoria e acolhimento para com as pessoas que se encontram excluídas na sociedade.

- Qual a sua reação diante dessa postura de Jesus?

-“Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fique purificado”. Ao tocar no leproso, acolhendo-o e purificando-o Jesus gera surpresa para uns e desconforto para outros, que logo vão espalhar a notícia de Jesus é impuro porque tocou no leproso. Mas Jesus desconsidera essas reações da pessoa e realiza a cura. Jesus sabe que somos seres imperfeitos e sujeito a enfermidades e sabe também, o que é bom para todos nós. Sabe que imperfeição e limitação fazem parte da nossa existência humana. Ao dizer “eu quero” Jesus está dizendo que tudo pode ser diferente a partir de um bom relacionamento, respeito e a prática da misericórdia. A música “Lava-me” de Celina Borges nos diz assim:

Lava-me nas águas dos rios de Deus, lava-me.
Mergulha-me nas águas da fonte do amor, mergulha-me.
Nas águas que curam, águas que limpam
Águas que saram, águas que purificam
Águas que encharcam, águas que acalmam
Águas que limpam, águas que purificam
Põe Tua mão no lugar onde dói, e cura-me
Põe Tua mão e de novo constrói, restaura-me
Põe Teu olhar onde eu tento esconder a minha dor
Mais uma vez não consigo entender o desamor
Lava-me, ó Senhor nos Teus rios
Lava-me, lava-me, lava-me

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Peça a cura que só Jesus pode te dar.

- O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ícone Arquidiocese de BH