Você está em:

28 de julho, 5ª feira da 17ª semana comum

Baixar áudio
- Hoje é dia 28 de julho, Quinta feira, 17ª semana comum

-O Evangelho de hoje é uma continuação da narrativa do Evangelista Mateus sobre o Reino dos Céus. Jesus, ao falar do Reino, usa-se de comparações para nos ajudar a compreendê-lo. jesus nos diz em sua parábola: “O Reino dos céus é como uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de todo tipo. Esse é o valor absoluto do Reino: a rede cheia de peixes de todo o tipo. Eles são separados e o pescador fica com os que ele considera bons. Os outros são jogados fora.
Peça ao Senhor para que você esteja do lado dos bons. Que não seja jogado fora. Que possa ser aproveitado em uma de suas obras e, assim, ter a oportunidade de colocar em prática do amor e da justiça.

- Abra o coração e se coloca na escuta das palavras do Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, Capítulo 13, versículos de 47 a 53:

“O Reino dos céus é ainda como uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia e sentam-se para recolher os peixes bons e jogar fora os ruins. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus do meio dos justos, e lançarão os maus à fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso? “Sim”, responderam. Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

- Esta parábola contada por Jesus sobre a separação entre bons e maus, nos transportam para o juízo final, no fim dos tempos, pois acreditamos na justiça divina e esta é realizada a partir do critério adotado por Deus. Sabemos que Deus é amor. Tudo o que ele faz é para o nosso bem. E o que ele espera de nós é que acolhamos o dom da vida e façamos a opção de bem vive-lo, fazendo a vontade de Deus.
Peça ao Senhor que te dê a sabedoria de fazer boas escolhas para bem viver neste mundo, colocando como prioridade as coisas do Reino dos Céus. Que te dê um coração compreensivo, capaz de discernir entre o bem e o mau.

- Sabendo que a poda é vital para o seu crescimento, você é capaz de atirar fora o que não presta para dar lugar ao novo? Você é capaz de eliminar o que é inútil na sua vida?

-“Aí haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isso?” A esta pergunta de Jesus, os discípulos responderam afirmativamente. Com esta afirmação positiva entendemos que eles foram capazes de compreenderem a natureza do Reino dos Céus e o jeito de viver aqui na terra com todas as exigências que o Reino impõe. Entenderam que Jesus é o Absoluto de nossa vida e é quem revela o mistério de Deus. Ele é o Filho amado que veio nos ensinar a amar. Assim como diz o poema “Você também vai amar” de Antonio Bezerra:

Pois eu amei a Cristo Jesus
Por meus pecados foi que ele morreu na cruz
Lá no calvário muito ele sofreu
Por sua liberdade já salvou você e eu.

Agora eu quero a Cristo contemplar
Do seu Amor Muito Eu vou lhe falar
Quem dá um filho pelo amor de um irmão
Já pode ter certeza merece o seu coração

Você aí que não tem a Jesus Cristo
Tenha certeza ele Já sabia disso
Por isso hoje você aqui está
Venha junto comigo a Cristo vem Louvar.

- Termine sua oração dando graças pela presença do Senhor em sua vida. Alegre-se, pois ele é exigente, mas caminha sempre junto e nos orienta para gerar bons sentimentos. Que o Senhor nos conceda a graça e o discernimento para viver neste mundo impermeado do bem e do mal, atentos às exigência do Reino dos Céus.

-O Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre o Seu rosto brilhante. O Senhor nos conceda sempre a sua paz.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ícone Arquidiocese de BH